Resumo
O projeto “Rede, Instituições e Articulação – RIA”, idealizado pelo Serviço Social do CAPS II Sul do turno da manhã, busca a realização de ações intersetoriais e atividades intergeracionais, voltadas para a pessoa com transtorno mental, vista como cidadão que pertence ao seu território e não, apenas, a um serviço específico. O objetivo da RIA é articular a rede formal e informal de Teresina/PI, realizando ações intersetoriais e proporcionando a comunicação continua entre os diversos atores sociais dessas redes. A RIA foi organizada inicialmente no Território Sul de Teresina, no ano de 2015, onde os profissionais da Rede Socioassistencial e da Rede de Atenção Psicossocial reuniram-se com o objetivo de proporcionar a aproximação entre os serviços.
A partir dessa primeira reunião visualizou-se a importância do trabalho conjunto e acordou-se a realização de reuniões mensais, visitas domiciliares compartilhadas, atividades no território, discussões de casos, entre outras ações. Fato que motivou a instituição da RIA nos territórios Norte, Leste e Sudeste no município. Com a ampliação do projeto, foi possível perceber uma potência na comunicação contínua e planejamento conjunto, com a realização de atividades integradas, como o Carnaval de Rua, o São João Integrado, o I Seminário ENTRE RIAS, entre outros.
O processo de implantação e execução da RIA em Teresina ainda precisa ser institucionalizado pela gestão de Teresina, para que o projeto se insira como parte do processo de trabalho dos dispositivos tornando se algo efetivo. No entanto, as ações promovidas pela RIA trazem resultados positivos de diálogo contínuo.