Resumo
O projeto de Dança de Salão oferece benefícios terapêuticos e sociais a pessoas em acompanhamento na saúde mental, promovendo inclusão social e cidadania através da dança. Desde 2015, o projeto fortalece habilidades sociais e emocionais dos participantes, que podem praticar a dança além do contexto de saúde mental. O grupo realiza apresentações, principalmente, em Instituições de Longa Permanência, interagindo e dançando com os residentes, o que fortalece os laços sociais e ajuda a reduzir o estigma sobre o transtorno mental.
Desde a implantação do projeto observa-se a melhora da coordenação motora, redução expressiva da incidência de crises, da ansiedade e elevação do humor dos participantes. Promove apoio emocional, empatia e fortalece os vínculos afetivos entre os membros do grupo. Observa-se também o desenvolvimento de iniciativa, confiança e união, contribuindo para a inclusão social e fortalecendo a autoestima. Os participantes se sentem mais valorizados e seguros para explorar novos ambientes sociais e se engajar ativamente na sociedade. As oficinas semanais ocorrem em uma sala de dança cedida por um parceiro, criando um espaço para que os participantes ampliem suas redes sociais e assumam novos papéis na comunidade, resultando em uma vida mais ativa e significativa.
O impacto positivo do projeto é observado em diversos aspectos, incluindo o fortalecimento da autonomia e a criação de um papel ativo e produtivo na comunidade. Transformando a dança em um meio para inclusão e cidadania, o projeto proporciona um propósito de vida significativo, melhora a qualidade de vida e contribui para a quebra de estigmas.