Resumo
O Grupo Clave de Sois consiste numa oficina musical voltada a pessoas em acompanhamento na saúde mental, que proporciona visitas musicais a pacientes hospitalizados. Assim, não só se favorecem dos benefícios terapêuticos da oficina como também melhoram o quadro de saúde de outros. A oficina utiliza a música como uma potente ferramenta terapêutica, possibilitando um espaço de protagonismo do usuário, inclusão social e ressignificação de sua própria vida na medida em que proporciona uma via de mão dupla onde o usuário, além de assistido, passa a dar assistência a pessoas em situação de vulnerabilidade devido à hospitalização.
As visitas para os internados estimulam a interação social, aliviam tensões e ansiedade, mudando o foco da doença e/ou da dor. O projeto, premiado em primeiro lugar nas Experiências Exitosas da Secretaria de Saúde em 2016 e apresentado na 14ª Mostra Aqui tem Sus, em Brasília. No início os usuários apresentavam dificuldade em se colocar, devido à crença de que não eram capazes, necessitando de um estímulo constante para desenvolver sua autonomia, cidadania e protagonismo social. Progressivamente foram se empoderando, descobrindo suas potencialidades e capacidades e se fortalecendo nesses aspectos.
Entretanto, esse é um exercício constante, pois diante de uma sociedade onde se precisa quebrar alguns paradigmas, o usuário acaba ficando na posição de desvalia, necessitando de motivação para acreditar que é capaz de desempenhar um papel e contribuir com a sociedade. Nossa perspectiva é persistir nessa direção, sabendo que traz resultado, pois esses são os principais objetivos do processo de inclusão social.