Resumo
O presente trabalho busca demonstrar a interface entre o Sistema Municipal de Atendimento Socioeducativo em Meio Aberto – SIMASE de Curitiba, com a oferta de estágio para estudantes de psicologia contratados através do Programa de Formação no SUS Curitiba – PROFSUS, que atuam na Coordenação de Saúde Mental do município. O SIMASE Curitiba atua de maneira descentralizada nas dez regionais, através de atendimento realizado por equipe técnica da saúde, da educação e da Assistência Social.
O monitoramento, suporte e avaliação desta equipe é realizada através de uma comissão intersetorial, instituída por decreto municipal e que é composta por representantes de diversas políticas públicas, dentre elas duas profissionais da Secretaria Municipal da Saúde, sendo que uma delas é supervisora de estágio PROFSUS. Este estagiário participa ativamente, junto com sua supervisora, das reuniões da comissão intersetorial e da equipe técnica, auxiliando a pensar estratégias de atuação que favoreçam a assistência a saúde para os adolescentes inseridos no programa. É responsável pela criação e monitoramento de uma planilha de acompanhamento dos adolescentes do SIMASE, que é alimentada mensalmente por informações fornecidas pela equipe técnica da saúde. Este instrumento possibilita o monitoramento longitudinal e a avaliação das ações ofertadas para este público.
A inserção do estagiário nesta atividade permite a aproximação com políticas e públicos pouco discutidos durante a formação do psicólogo, estimula a apropriação de legislações específicas e amplia o conhecimento tanto teórico quanto técnico do estudante de Psicologia.
Imagens


