E o encontro aconteceu


Autor(es): Sandra Aparecida, Ariana Aparecida da Silva e Bruna Badolato

UF/Cidade: São Paulo – Santo André

|

Período: 09/2023 – 10/2023

Instituição/Serviço: Centro de Atenção Psicossocial Praça Chile e Serviço Residencial Terapêutico

Público: Usuários – adultos, Trabalhadores e trabalhadoras da RAPS, Gestores ou coordenadores do serviço, Família/comunidade

Articulação com outros setores: Delegacia de Pessoas Desaparecidas e Centro de Referência de Assistência Social


Resumo

A usuária M.R.S, foi acolhida no Serviço Residencial Terapêutico (SRT) no ano de 2010, passando então à ser atendida pela equipe do Centro de Atenção Psicossocial Praça Chile (CAPS), localizados no Município de Santo André/SP. Sob os cuidados em saúde mental, M.R.P.M passou de 2010 à meados de 2023 sem vínculos familiares, mas durante os atendimentos trazia sucintas memórias de seus filhos.

Com base nos atendimentos realizados e sofrimento que a moradora demonstrava sob os pequenos fragmentos de sua memória em relação aos filhos, em setembro de 2023 o Serviço Social do CAPS e do SRT iniciou o planejamento estratégico com o objetivo de resgatar a história de vida da moradora e com isso preencher as lacunas do sofrimento estampado pela falta do vínculo familiar. Com apoio da gestão das residências terapêuticas e do CAPS, a equipe técnica empreendeu esforços para regularização de seus documentos e garantir os seus direitos como cidadã.

Diante do trabalho realizado foi identificado o registro de situação irregular a nível de documentação de M.R.S, sendo a única moradora da SRT, a possuir documentos com informações incompletas. Fato este, que impossibilitava a garantia de seus direitos. Deu-se início então as ações práticas de buscas fundamentais para assegurar seus direitos civis, e possíveis, resgate da história de vida e seus vínculos familiares. Com o trabalho em Rede Intra e Inter-setorial, foi possível localizar a família em setembro de 2023, momento que ocorreu o reencontro e atualmente M.R.P.M. mantém o vínculo com seus familiares.

Vídeo

Imagens
Palavras-chave: acolhimento, Direitos e cidadania, Familia, intersetorialidade

Mantenha-se informado com as notícias e atualizações sobre o Nós na Rede e o campo da saúde mental.