Respirar


Autor(es): Daniela Rodrigues Viana Diogo

UF/Cidade: São Paulo – Fartura

|

Período: Desde 02/2024

Instituição/Serviço: Unidade Básica de Saúde Dr. Alécio Ravanelli II

Público: Usuários – adultos, Usuários – crianças ou adolescentes, Família/comunidade

Articulação RAPS: eMulti


Resumo

Considerando que muitas pessoas fazem uso do tabaco como alívio das sensações de ansiedade; que o cigarro estimula cronicamente os centros de recompensa do cérebro colaborando para os comportamentos mais impulsivos; que a abstinência da nicotina leva a sensação de ansiedade e irritabilidade, piorando as relações pessoais ou profissionais, surgiu o Projeto Respirar, que tem como objetivo ser uma ferramenta para se trabalhar questões relacionadas a prevenção da ansiedade, causada pela abstinência da nicotina.

Este Projeto é baseado no Programa Nacional de Controle do Tabagismo (PNCT) e utiliza insumos disponibilizados pelo Ministério da Saúde. O público alvo, são fumantes de tabaco, com características encontradas no diagnóstico do transtorno de ansiedade, moradores do Município de Fartura, com idade acima de 16 anos. Os participantes do projeto, são encaminhados por indicação médica e equipe multidisciplinar da saúde. Os encontros acontecem semanalmente, com a duração de 60 minutos, em média, por quatro meses consecutivos e são coordenados pela Psicóloga.

A metodologia do trabalho é fundamentada nas técnicas da psicoterapia cognitiva comportamental, além da participação de profissionais, tais como médico, fonoaudiólogo e nutricionista. Os atendimentos ocorrem de forma grupal, mas também individual para realizar a anamnese, e sempre que é percebido alteração ou vulnerabilidade emocional de algum participante. Os resultados foram satisfatórios, sendo que houveram usuários que cessaram totalmente o uso do tabaco e outros apresentaram redução de danos, além de incluir hábitos mais saudáveis em suas rotinas, como a prática de atividade física, melhoraram a alimentação e relatam diminuição dos sintomas da ansiedade.

Vídeo

Palavras-chave: Ansiedade, Dependência química, grupo psicoterapêutico, Prevenção

Mantenha-se informado com as notícias e atualizações sobre o Nós na Rede e o campo da saúde mental.