Resumo
A oficina Tecendo Afetos, que acontece no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS II) de Assis-SP, conta com uma ÁRVORE DOS DESEJOS, que atualmente transformou-se em objeto mediador de várias ações. A ideia nasceu inesperadamente, com a queda de um galho seco no local onde acontecem as atividades. Semanalmente, os usuários criam enfeites e decoram a árvore, e esse processo gerou um sentimento coletivo motivador. Cada um, à sua maneira, encontrou satisfação no ato de organizar, concluir as tarefas e ver seus trabalhos apreciados pelos outros.
Na Semana da Luta Antimanicomial, a ideia da Árvore dos Desejos foi inspiradora para realizarmos uma atividade na praça pública vizinha ao CAPS II, onde os desejos e aspirações foram colocados em uma árvore verde escolhida pelos usuários para essa atividade. No evento, contamos com a participação de profissionais da saúde, de usuários do CAPS AD, de alunos dos ensinos fundamental e médio de escolas próximas e de pessoas que passavam pelo local no momento. Nas oficinas semanais, a árvore ainda inspirou a criação de uma poesia que relata todo o sentimento vivido com o florescer afetuoso da árvore para a vida.
No mês de setembro, a mesma foi exposta na II Mostra Cultural Valorizando a Vida, aberta ao público no CAPS II, onde despertou sensações, sentimentos e encantamento em todos que visitaram o evento, dentre eles pessoas assistidas pelo CRAS de cidades vizinhas, alunos, profissionais de outros departamentos, professores universitários, mídia local e os próprios usuários, que puderam ser novamente os protagonistas dessa ação.