Oficina de Estampas: da arte à economia criativa


Autor(es): Nancy Teresinha Leme Galassi Vitale, Verônica Aparecida Exposito Alves da Cunha Fernandes

UF/Cidade: São Paulo – Amparo

|

Período: Desde 03/2020

Instituição/Serviço: CAPS II

Público: Família/comunidade, Usuários – adultos

Articulação RAPS: Ambulatório de Saúde Mental, Atenção Básica e Centro de Referência do Trabalhador (CEREST)

Articulação com outros setores: Sociedade Civil


Resumo

Durante a pandemia de COVID-19, houve a necessidade de promover atividades artísticas nos lares dos artistas usuários do CAPS II de Amparo – SP. Para isso, fornecemos materiais para que desenvolvessem desenhos livres.

Ao observar o rico potencial artístico dessas produções, percebemos a possibilidade de transformá-las em estampas. Buscamos, então, parcerias locais, formando uma rede comunitária com membros da sociedade civil, incluindo uma gráfica e uma confecção, que ajudaram a desenvolver produtos como marcadores de página, camisetas, ecobags e blocos de notas, todos ilustrados com as artes dos usuários.

Os pontos da RAPS e uma academia também colaboraram ao disponibilizar espaços para divulgação e comercialização dos produtos, o que proporcionou retorno financeiro aos artistas usuários. Esse processo nos mostrou a importância de valorizar o indivíduo e desconstruir o estigma da cultura manicomial, possibilitando trocas sociais e fortalecendo a identidade dos usuários por meio da arte.

Vídeo

Imagens
Palavras-chave: arte, Geração de Renda, Protagonismo, rede comunitária

Mantenha-se informado com as notícias e atualizações sobre o Nós na Rede e o campo da saúde mental.