CAPS na Rua


Autor(es): Vanessa Pinn, Daiane, Gabriela e Adão

UF/Cidade: São Paulo – Itapeva

|

Período: Desde 01/2020

Instituição/Serviço: CAPS Álcool e Drogas

Público: Usuários – adultos, Família/comunidade

Articulação com outros setores: Assistência social


Resumo

Caps na Rua é um projeto da equipe multidisciplinar do Caps AD de Itapeva, realizado no período noturno, onde a equipe realiza a busca ativa por pessoas em situação de rua, que fazem uso compulsivo de álcool e drogas. O objetivo é atender e acolher essas pessoas de forma integral, considerando todo o contexto em que se encontram nas ruas. Durante as abordagens, são realizados aferição de pressão e glicemia, coleta de sangue para testes rápidos de diagnóstico (TRDs) e agendamento médico no Caps AD. Essa abordagem busca vincular toda a população em situação de rua ao Caps AD e o olhar integral à saúde, iniciando um atendimento contínuo junto a eles.

Também é oferecido atendimento social, realizado por um assistente social, para encaminhamento aos serviços de assistência social, fortalecendo a importância da intersetorialidade no cuidado. Todas as pessoas atendidas pelo Caps na Rua são convidadas a participar dos grupos terapêuticos oferecidos pelo Caps AD, que incluem também ações de alimentação e higiene. Alguns casos, com sintomas ou maior necessidade de saúde permanecem em leitos, sendo assistidos por enfermagem e médicos da equipe, sendo liberados ao final do dia e encaminhados ao serviço de acolhimento social local.

Na perspectiva da inclusão e acesso ao trabalho e renda, são realizados serviços de construção de currículos e grupos terapêuticos em comunidades locais, para vincular todos os pacientes que estavam em situação de rua com a equipe técnica do Caps AD e conscientizá-los sobre a importância da manutenção do tratamento no Caps AD.

Palavras-chave: Abordagem, acolhimento, Cuidado integral, Humanização, inclusão, vinculo

Mantenha-se informado com as notícias e atualizações sobre o Nós na Rede e o campo da saúde mental.