Ações mobilizadoras em saúde mental na RAPS com foco na DQ


Autor(es): Fátima Eva Santos Corral, Márcia Helena Bissoli Guadanucci

UF/Cidade: São Paulo – Presidente Prudente

|

Período: Desde 01/2024

Instituição/Serviço: Departamento Regional de Saúde

Público: Usuários – adultos, Usuários – crianças ou adolescentes, Trabalhadores e trabalhadoras da RAPS, Gestores ou coordenadores do serviço, Família/comunidade

Articulação RAPS: CAPS e AB

Articulação com outros setores: Sistema de Justiça, Assitência Social e Educação


Resumo

A RAPS tem sido foco de trabalho intensivo da área técnica de Saúde Mental do DRS-XI desde o ano de 2013. No questionário disparador para identificar 5 dos principais problemas no território, vista as Oficinas de Regionalização no ano de 2023, que foi respondido por 41 municípios, 27 citaram os transtornos mentais e 20 a D.Q. – Dependência Química, como problemática, priorizando a Saúde Mental como tema a ser trabalhado. Iniciaram-se então as oficinas por Regiões de Saúde, onde a área técnica de Saúde Mental do DRS-XI esteve presente na condução das discussões sobre os temas, dos quais teve a participação dos técnicos dos Grupos Condutores da RAPS por região de saúde.

Nessas oficinas foi se evidenciando as dificuldades de manejo e as questões de organização e distribuição das tarefas nas esferas administrativas e técnicas. Frente ao produto obtido, a área técnica de Saúde Mental, passou a trabalhar nos Grupos Condutores com mais direcionamento às questões apontadas e, juntamente com as Articuladoras da AB e Grupos Condutores da RAPS, desenvolveram várias ações pontuais e algumas ações de maior expressão, que serão descritas no decorrer deste relato.

Palavras-chave: Ações Mobilizadoras no Cuidado, Gestão macrorregional, Processos Formativos, RAPS

Mantenha-se informado com as notícias e atualizações sobre o Nós na Rede e o campo da saúde mental.