Grupo aconCHEGAR: uma experiência coletiva, emancipatória e em construção


Autor(es): Laura Sallum Laranjeira, Julia Vieira Terra Gomes

UF/Cidade: São Paulo – Tatuí

|

Período: Desde 01/2024

Instituição/Serviço: CAPS IJ

Público: Usuários – crianças ou adolescentes


Resumo

Realizamos dentro do CAPS IJ na cidade de Tatui, no interior de São Paulo, o “grupo aconCHEGAR”. Esta atividade foi pensada durante a construção do CAPS IJ pela equipe multidisciplinar e é executado dentro de uma perspectiva transdisciplinar. Inicialmente, o usuário passa por acolhimento individual no plantão portas abertas e é inserido no “grupo aconCHEGAR” para depois ser agendado PTS com técnico de referência do território. A proposta do grupo é ser um momento de chegada do usuário na unidade com o intuito de aproximá-lo e vinculá-lo à instituição, conhecer o serviço, permitir interação com outros usuários e equipe, possibilitar que a equipe conheça o usuário podendo observar particularidades e também dinâmica em grupo.

Temos duas faixas etárias; 4 a 11 e 12 a 17. As atividade são pensadas pela equipe e também construída com os participantes. Esse grupo é pautado na saúde coletiva, é antimanicomial e reforçamos o olhar da equipe para garantir um espaço antirracista, anticapacitista, anti-lgbtfóbico. Após a realização do grupo discutimos em equipe as observações levantadas pelos profissionais pensando na construção no Projeto Terapêutico Singular.

Após 5 meses de execução, avaliamos em equipe e entendemos dentro do coletivo que o grupo segue fazendo sentido dentro da construção do CAPS IJ e com potencial para efetivação do apoio matricial.

Vídeo

Palavras-chave: acolhimento, APRESENTAÇÃO, CAPS IJ, CHEGADA, equipe, INTERAÇÃO, matriciamento, OBSERVAÇÕES, PTS, vinculo

Mantenha-se informado com as notícias e atualizações sobre o Nós na Rede e o campo da saúde mental.