Resumo
Em Quixadá, na Terra dos Monólitos, iniciamos em 2022 uma experiência grupal que vinha sendo sonhada desde 2019 e que foi adiada por causa do isolamento da pandemia por COVID 19. O Grupo de Intervenções Sistêmicas, GIS, iniciou suas atividades no CAPS AD de Quixadá, CASA NORTE, agregando usuários adultos, familiares, profissionais do CAPS AD e de outros serviços como os residentes das equipes multiprofissionais. O GIS traz dinâmica e objetivos similares ao Open Dialogue da Finlândia, que vem apresentando excelentes resultados e remissão de sintomas da psicose, por exemplo.
Tem como fundamentos metodológicos Práticas Integrativas e Complementares em Saúde – PICS, como a Terapia Comunitária, Meditação, dentre outras. Traz a Abordagem Sistêmica Familiar e Grupal como fundamento teórico. Também utiliza músicas populares e funciona com regras pactuadas a cada encontro com os participantes. As reuniões ocorrem mensalmente nas dependências do CAPS AD e sempre terminam com um lanche coletivo elaborado pelos participantes. Anualmente fazemos um passeio com o grupo para um atrativo natural da cidade. Em 2023, por exemplo, fomos para um por do sol na Gruta de São Francisco, um espaço natural incrível que poucos membros do grupo conheciam.
Como resultados exitosos temos percebido fortalecimentos dos vínculos comunitários e familiares, melhor adesão aos tratamentos individuais, redução do uso de substâncias. Também pode ser observado a autonomia e liberdade dos participantes, a assiduidade dos membros da equipe e o crescimento do grupo tento em vista os convites que os membros fazem a amigos e familiares.