Fluxo de Atendimentos Intra e Intersetorial dos casos em Saúde Mental


Autor(es): Fabiana Pontes Ferreira, Silvania Marcia Araújo Silva e Aline Rodrigues Martins

UF/Cidade: Ceará – Guaraciaba do Norte

|

Período: 11/2023

Instituição/Serviço: Centro de Atenção Psicossocial

Público: Gestores ou coordenadores do serviço, Trabalhadores e trabalhadoras da RAPS, Outro

Articulação RAPS: eMulti, Unidades Básicas de Saúde, SAMU e Hospital Muncipal

Articulação com outros setores: Assistencial Social, Educação, CMAESP, Centro de Acolhimento Institucional, CREAS, CRAS, Conselho tutelar e NUCA


Resumo

O Centro de Atenção Psicossocial- CAPS I de Guaraciaba do Norte, por meio da Secretaria de Saúde, em parceria com a Prefeitura Municipal realizou a “I Reunião de Alinhamento do Fluxo de Atendimentos Intra e Intersetoral dos casos em Saúde Mental” na Sede do CAPS I. Em virtude da crescente demanda de usuários acolhidos, admitidos e encaminhados (inclusive fora do perfil), foi articulado a (re)organização desse fluxo de atendimentos. O evento contou com a participação dos órgãos que fazem parte da RAPS como E-multi, , SAMU, UBS’s, Hospital Municipal, representantes das demais secretarias como Assistencial Social, Educação, CMAESP, Centro de Acolhimento Institucional, CREAS, CRAS, Conselho tutelar, NUCA, Prefeitura Municipal, Delegacia e Câmara Municipal de Vereadores.

Na ocasião foi realizada apresentação do equipamento de acordo com os parâmetros da política em saúde mental pela equipe técnica e médica psiquiatra, com participação da COADS. Além disso, foi apresentado, discutido e alinhado o fluxograma de atendimentos intra e intersetorial dos casos em saúde mental do município, que a partir de então está sendo seguido e utilizado adequadamente por a equipe técnica do CAPS nos acolhimentos diários, de acordo com a estratificação de risco em suas respectivas admissões, assim como por a grande maioria dos profissionais dos demais equipamentos de saúde e outros órgãos da rede que participaram do evento. Foi um experiência necessária e exitosa que resultou em melhores estratégias de organização e cuidado no atendimento e acompanhamento de toda população em adoecimento psíquico do nosso município.

Imagens

Palavras-chave: articulação em rede, fluxo de atendimentos, RAPS, Saúde Mental

Mantenha-se informado com as notícias e atualizações sobre o Nós na Rede e o campo da saúde mental.