Farmácia Solidária no CAPS i de Canindé


Autor(es): Elânia Cristina A. Vasconcelos, Nei de Alcântara Araújo, Eliomara Monteiro da Silva, Francisca Larissa R. de Almeida, Gregory Antony A. de Freire e Iana Sampaio da Silva

UF/Cidade: Ceará – Canindé

|

Período: Desde 2024

Instituição/Serviço: Centro de Atenção Psicossocial InfantoJuvenil Dr. Bosco Sobreira

Público: Usuários – crianças ou adolescentes, Usuários – adultos

Articulação RAPS: CAPS AD e Geral

Articulação com outros setores: Serviços da rede pública de saúde e da rede privada


Resumo

Farmácia Solidária tem a intenção de contribuir com a comunidade no acesso a fármacos que não são fornecidos pelo SUS, colaborando com o seu tratamento e gerando uma diminuição do descarte incorreto de medicamentos, proporcionando economia para o usuário que necessita, mas, muitas vezes não tem condições, especialmente medicação de alto custo e ainda fomentando a proteção do meio ambiente.

A implantação da Farmácia Solidária partiu da coordenação da unidade em conjunto com o serviço social, que após a observância de demandas reprimidas de pacientes que fazem uso de medicação de alto custo, chamou a atenção e surgiu a ideia, contando com a participação da equipe multiprofissional, foi realizada uma campanha nas redes sociais explicando que estaríamos executando um projeto, onde arrecadaríamos doação de medicamentos ociosos, para em seguida distribuir à comunidade local.

Palavras-chave: doença, medicação, Saúde

Mantenha-se informado com as notícias e atualizações sobre o Nós na Rede e o campo da saúde mental.