Geração de Renda e Cidadania no Centro de Convivência e Cultura: Reinserção na RAPS do Município de Salinas – MG


Autor(es): Evane Graziella Mendes Oliveira, Maria Perpetuo do Socorro Batista, Maria do Carmo Dias Barbosa, Vamberto Oliveira Soares, Claúdio Francisco dos Santos

UF/Cidade: Minas Gerais – Salinas

|

Período: Desde 2024

Instituição/Serviço: Centro de Convivência e Cultura

Público: Usuários – adultos, Família/comunidade

Articulação RAPS: Atenção Primaria de Saúde, Centros de Atenção Psicossocial


Resumo

O município de Salinas fica localizado ao Norte de Minas Gerais, com uma população de 41.349 mil habitantes; com uma população de muita vulnerabilidade; o Centro de Convivência e Cultura- CCC pensando em atividades que pudessem ser geradoras de renda para o complemento familiar e também contribuir com o meio ambiente e reduzir o consumo de gastos de produtos de limpeza industrializados.

Diante disso, são ofertadas oficinas para que os usuários aprendam técnicas para confecção de sabão em barra, líquido , pasta para brilho em alumínio e desinfetantes. Para isto, foram seguidas todas as normas de segurança preconizadas pelo Conselho Regional de Química e a prática de preparo o sabão é orientado e acompanhado pelos profissionais responsáveis. As oficinas são desenvolvidas com o público adulto, quinzenalmente nas quartas-feiras, as 14 horas.

Este sabão produzido obtém uma consistência adequada, com um cheiro agradável, possibilitando o seu uso para a lavagem de louças, roupas e limpeza em geral. A produção de sabão à partir de óleo, diminuindo a poluição e possibilitando a população a reinserçãso social e geração de renda, com o objetivo de resgatar a autonomia do sujeito. Ressaltamos, que este óleo de cozinha era jogado nas redes de esgoto e hoje com a reciclagem deste produto, retorna como forma de incentivo e cidadania dos usuários.

Imagens

Palavras-chave: Centro de Convivência e Cultura, CIDADANIA, Geração de Renda, RAPS, reabilitação, Reinserção

Mantenha-se informado com as notícias e atualizações sobre o Nós na Rede e o campo da saúde mental.