Oficina de Marcenaria como Recurso Terapêutico em Saúde Mental


Autor(es): Denilson Cesar da Silva Araujo

UF/Cidade: São Paulo – Diadema

|

Período: Desde 01/2023

Instituição/Serviço: CAPS III ADULTO

Público: Trabalhadores e trabalhadoras da RAPS, Usuários – adultos


Resumo

A oficina promove a recuperação e o bem-estar na saúde mental. Os participantes são incentivados a desenvolver habilidades manuais, criativas, autoconfiança, senso de autonomia e interação social. É uma intervenção valiosa que oferece um ambiente estruturado e contribui para o desenvolvimento psicossocial. Tem por objetivos: Estimular a coordenação motora e habilidades manuais; Promover a autoestima e autoconfiança; Trabalho em grupo e a comunicação; Expressão de sentimentos e emoções. Metodologia: Funciona semanalmente com duração de 1 a 2 hs. – Materiais: Pallets, caixotes de feira, tintas, lixas e ferramentas básicas. O processo implica na busca do material, preparo e criação/ confecção de peças simples. O técnico orienta sobre técnicas de marcenaria, segurança no uso das ferramentas e trabalho em equipe. As atividades são adaptadas de acordo com o nível de habilidade e o conforto dos participantes, buscando sempre respeitar o ritmo de cada um.

Têm demonstrado resultados positivos na saúde mental incluindo: Estimular autonomia e planejamento das atividades; Melhora na coordenação motora e habilidades manuais; Aumento na autoestima; Diminuição dos sintomas de ansiedade e depressão; Habilidades de comunicação e trabalho em equipe; Estímulo à criatividade e expressão.

É um espaço terapêutico para pacientes em tratamento, contribuindo para o desenvolvimento de habilidades e o fortalecimento da saúde mental, oferece um ambiente seguro e acolhedor para que os participantes possam expressar-se e desenvolver-se, promovendo o bem-estar e a reintegração social.

Imagens
Palavras-chave: autonomia, marcenaria, oficina, Saúde Mental

Mantenha-se informado com as notícias e atualizações sobre o Nós na Rede e o campo da saúde mental.