Resumo
Tanto na literatura, quanto em conversas com pais, identificamos que muitos deles se afastam de diversas interações – brincadeiras, jogos, lições de casa, e até mesmo da comunicação alternativa com seus filhos com Transtorno do Espectro Autista (TEA), por não serem treinados e não se sentirem preparados. O objetivo foi descrever a experiência de um grupo de psicoeducação para pais de crianças com TEA. Trata-se de um relato de experiência da elaboração e implantação de um grupo de psicoeducação para pais de crianças com TEA. Participam do grupo 15 pais ou responsáveis pelas crianças que estão em acompanhamento no CAPS Alegria de Aparecida de Goiânia, Go.
O grupo foi estruturado para atender uma demanda de aproximadamente 174 usuários, entre 2 a 6 anos de idade, com Hipótese Diagnóstica de TEA, que estão aguardando atendimento individual e/ou em grupos no CAPS. O Grupo de treinamento parental foi organizado no formato de grupo fechado com encontros semanais de 90 min de duração cada e um total de 10 encontros, com temas fundamentados pela Análise do Comportamento Aplicada – ABA e carregados de estratégias e psicoeducação para os pais.
Considerações Finais: Instrumentalizar os pais no cuidado de seus filhos potencializou muitos ganhos na ampliação de habilidades sociais, cognitivas, acadêmicas, adaptativas e de comunicação, além de melhora na relação de vínculo e afeto, na atenção compartilhada, no brincar e em habilidades pré-escolares.