Muito além dos Medicamentos Psiquiátricos


Autor(es): Samia Aragao, Sonia da Silva Oliveira Candido, Karla Tatiane Santos Oliveira, Leina Evangelista da Costa

UF/Cidade: Goiás – Aparecida de Goiânia

|

Período: Desde 02/2023

Instituição/Serviço: CAPSi Alegria

Público: Usuários – crianças ou adolescentes, Família/comunidade

Articulação RAPS: CAPS Adi, Conselho Regional de Farmácia do Estado de Goiás

Articulação com outros setores: Universidade Federal de Goiás – Treinamento para facilitadores do GAM; Observatório Internacional da Gestão Autônoma da Medicação


Resumo

A estratégia GAM (Gestão Autônoma da Medicação) é uma estratégia inovadora que busca reconhecer as vivências dos usuários a respeito dos medicamentos psiquiátricos nos tratamentos em saúde mental. Os grupos GAM buscam promover corresponsabilidade entre usuários, profissionais de saúde e familiares, visando aumentar a autonomia e fortalecer a capacidade de negociação com as equipes de saúde. É trabalhado um manual que contém 8 passos com várias temáticas. A GAM é uma iniciativa que surgiu no Canadá, nos anos 90, e desde então vem sendo replicada em diversos locais.

No Brasil conta com manuais próprios, tanto do usuário como do facilitador adaptados a nossa realidade. Busca-se com a GAM promover qualidade de vida, dirimir a cultura da hipermedicalização, a descontinuidade e abandonos de tratamentos, ou seja, a GAM busca sensibilizar o usuário de saúde mental quanto a expectativa assertiva em relação aos medicamentos psiquiátricos, tanto para adesão, desmedicalização ou escolha de alternativas de cuidado.

Palavras-chave: autonomia, cogestão, desmedicalização

Mantenha-se informado com as notícias e atualizações sobre o Nós na Rede e o campo da saúde mental.