OFICINA PAPO CABEÇA: PREVENÇÃO DO SUICIDIO E DA AUTOMUTILAÇÃO NAS ESCOLAS


Autor(es): Rachel De Siqueira Dias, Francineti Maria Rodrigues Carvalho, Elem Costa dos Santos , Leonilson Dias Valente

UF/Cidade: Pará – Abaetetuba

|

Período: Desde 2022

Instituição/Serviço: Coordenação de Saúde Mental

Público: Outro

Articulação RAPS: Centro de Atenção Psicossocial, Equipe Volante de Saúde mental, Unidades Básicas de Saúde

Articulação com outros setores: Secretaria de Educação, Sercretaria de Assistência Social


Resumo

A oficina papo cabeça nasceu da necessidade de colocar luz sobre um tema tão complexo, o suicídio e a automutilação de adolescentes. Sendo este um fenômeno multicausal, ligado a uma dor dilacerante, a um sofrimento psíquico intenso, estando entre as 5 principais causas de morte de adolescentes, é, ainda hoje, cercado por preconceito, medo, incômodo, incompreensão, julgamento, deixando um estigma que contribui para que essa temática permaneça encoberta, além de não ter a devida atenção no que se refere às políticas de cuidado, principalmente quando se trata de adolescentes e de localidades afastadas.

No município, temos três regiões distintas: cidade, ilhas e ramais. Dessa forma, a coordenação de saúde mental, em articulação com a direção das escolas estaduais e municipais, propôs a realização de intervenções de prevenção junto aos adolescentes de forma intersetorial, fazendo formação para os coordenadores escolares, como também levando profissionais da saúde mental para fazerem as rodas de conversa sobre temas como: violência, preconceito, bullying, racismo, machismo, insegurança sobre o futuro, ansiedade e apresentar conceitos e debater sobre automutilação e suicídio de acordo com a solicitação dos adolescentes.

Após as rodas eram realizadas a escuta empática, orientações, buscando tirar dúvidas dos participantes e, principalmente, orientando equipes educacionais e fazendo os encaminhamentos pertinentes. Assim buscamos efetivamente a prevenção, repassando orientações fundamentais que o público jovem tem receio e/ou vergonha de perguntar e os locais de atendimento se necessário.

Imagens
Palavras-chave: Adolescentes, automutilação, Prevenção, Suicídio

Mantenha-se informado com as notícias e atualizações sobre o Nós na Rede e o campo da saúde mental.