Resumo
Dentre as oficinas terapêuticas realizadas todo mês no Centro de Atenção Psicossocial – CAPS I MARAJÓ (SOURE) voltado para crianças e adolescentes, ressaltamos a Oficina das Emoções que foi criado em 2022 devido aumento da demanda pós pandemia. O objeto desse relato é compartilhar a vivência das oficinas terapêuticas realizadas com recursos lúdicos dos personagens do filme Divertidamente. Nesse contexto, os pacientes realizam acompanhamento com a Equipe Psicossocial, no qual é montado o projeto terapêutico singular junto com o usuário para inseri-lo aos Grupos e oficinas que podem ser: Roda de Conversa referente a saúde mental/Emocional; CineCaps; Atividade Expressiva; Coral Kids e Oficina das Emoções para que seja trabalhado de maneira lúdica a importância de expressar e nomear.
O município desenvolve ações ao longo do ano em prol do cuidado humanizado e de saúde mental/ emocional, havendo assim o fortalecimento da rede. Como exemplo, podemos citar atendimentos que ocorrem com a equipe multidisciplinar do centro de atenção psicossocial Caps como: atendimento individual, visita domiciliar, grupos e oficinas terapêuticas. Após o acolhimento realizado pela equipe Psicossocial, o usuário será inserido nas oficinas a qual se adapta.
Com isso percebe-se uma melhora significativa no quadro clínico das crianças e adolescentes, como: Nomear as emoções, criar estratégias para lidar com a ansiedade, mudança de comportamento, relação social/familiar e estratégias para qualidade de atividade de vida diária, combater o bullying na escola e priorizar a saúde mental/emocional, no qual reflete no ambiente familiar, escolar e comunidade.