A OFICINA DE CULINÁRIA MASTER CHEF COMO UM DISPOSITIVO DE CUIDADO E COMPARTILHAMENTO DA VIDA


Autor(es): JUMARA TAYEMI NAVES OSHIRO, ANA PAULA LOPES PEREIRA

UF/Cidade: São Paulo – Francisco Morato

|

Período: Desde 10/2023

Instituição/Serviço: CAPS IJ

Público: Usuários – crianças ou adolescentes, Família/comunidade


Resumo

Antônio Bispo dos Santos foi um homem que estudou os saberes do seu povo e lutou em defesa das comunidades quilombolas. Ele conta que na arquitetura quilombola a cozinha é o espaço maior da casa e é lá onde os encontros acontecem. Partindo da premissa de que as relações e os afetos estão relacionados com os modos de morar e de se relacionar com o lugar onde estamos, este trabalho busca discutir o lugar da casa e da cozinha de uma CAPS IJ para o compartilhamento da vida. A Oficina de Culinária Master Chef atualmente é um dispositivo de cuidado que surgiu do desejo de cultivar vivências junto à comunidade do CAPS IJ.

Um grupo heterogêneo, composto por 8 jovens entre 9 e 15 anos de idade, participa a cada quinze dias de encontros desde outubro de 2023. Junto a eles, as famílias ocupam o lugar de “jurado”, ou seja, aquele que possui a função de experimentar o prato, avaliar e fazer a crítica. A Oficina de Culinária Master Chef tem se revelado espaço potencial para o cuidado dos afetos e, sobretudo, para a desconstrução do paradigma de cuidado ambulatorial centrado no saber do especialista para o cuidado comunitário produzido pela existência do grupo e pelos diferentes saberes, dispositivo legítimo de proteção e cuidado dentro do CAPS IJ.

Palavras-chave: Clínica ampliada, infância e adolescência, oficina de culinaria, Reabilitação Psicossocial, Saúde Mental

Mantenha-se informado com as notícias e atualizações sobre o Nós na Rede e o campo da saúde mental.