Resumo
Neste relato narramos a experiência prática de uma ação de articulação em rede com a FINALIDADE de matriciamento entre o CAPS II Brasília e a UBS 01 Asa Norte com o objetivo de fortalecer a equipe de saúde da família e ampliar a cobertura da atenção primária em saúde mental.
De acordo com a Política Nacional de Atenção Básica (PNAB), entende-se que as ações em saúde mental devam ser realizadas prioritariamente no território, de forma acolhedora por equipes multiprofissionais preparadas para atender às demandas e necessidades de saúde da população adscrita (Brasil, 2012). Neste sentido, esse projeto foi pensado para dar suporte clínico e pedagógico aos profissionais das equipes da estratégia da saúde da família, no que tange o comportamento suicida.
Trata-se de uma intervenção de educação em saúde, realizada em articulação de rede entre CAPS II Brasília e UBS, através da metodologia psicoeducativa em grupo, visando o fortalecimento da equipe da UBS, a construção coletiva de conhecimento e a ampliação da cobertura em saúde mental, em nível de atenção primária. Ao ser empregada na modalidade grupal, favorece o compartilhamento de saberes e experiências entre os membros do grupo e oportuniza o aprendizado conjunto. Ao final foi realizada uma atividade expressiva, corporal e exercícios respiratórios como exemplos de instrumentos para minimizar a sobrecarga durante a jornada laboral. A ação de apoio matricial foi conduzida por servidores do Caps, psicóloga, Natália Monteiro e a Supervisora, Rhúbia Chaves, com a participação de servidores e residentes da UBS.