Resumo
O tema “saúde mental” ainda é um tema pouco discutido, envolto de muito preconceito e discriminação e de difcil acesso nos serviçõs de saude, especialmente quando se refere a populações residentes em áreas mais distantes. Pensando nisso, foi construido um projeto de atualização em saúde mental,no enfoque na rede de atenção psicossocial, para vinte agente comunitário de saúde das comunidades (ACS) da região ribeirinhas do município de Santarém com a participação das facilitadoras do centro de atenção psicossocial (CAPS), enfermeira, psicológa e acadêmicos de enfermagem da Universidade do Estado do Pará (UEPA).
Objetivo dessa proposta foi capacitar os ACS sobre a rede de atenção psicossocial ( RAPS). O convite foi direcionada para secretaria municipal de saúde, que liberou pra o curso, que teve duração 30 horas.As atividades foram desenvolvidas no ambiente do CAPS, durante três dias, através de rodas de conversas, palestras,estudo de casos, dinâmicas interativas. Possibilitando a ampliação do olhar sobre a Rede de Atenção Psicossocial, reforma psiquiátrica, a.colhimento, Escuta Terapêutica preparando-o para reconhecer as demandas no território de atuação, bem como saber encaminhar pra RAPS.
Ao final de cada dia, foi aplicado um teste de conhecimento para verificar a absorção do conteúdo repassado, apresentando resultados satisfatórios. Dessa forma, durante a capacitação foi possível perceber o nível de engajamento e gratidão dos participantes, haja visto que relatam que foi a primeira capacitação em saúde. Atividade impactou positivamente no reconhecimentos de transtornos mentais, contribuindo pra saúde mental comunitária.