Cresça e apareça


Autor(es): Daniela Rodrigues Viana Diogo

UF/Cidade: São Paulo – Fartura

|

Período: Desde 02/2024

Instituição/Serviço: Unidade Básica de Saúde Dr. Alécio Ravanelli II

Público: Usuários – crianças ou adolescentes, Família/comunidade

Articulação com outros setores: Educação


Resumo

De acordo com resultados preliminares de uma pesquisa internacional com crianças e adultos realizada em 21 países, conduzida pelo UNICEF e o Gallup, percebe-se que em média, um em cada cinco adolescentes e jovens de 15 a 24 anos entrevistados (19%), muitas vezes, se sente deprimido ou tem pouco interesse em realizar atividades diversas. Após a pandemia, os casos de adoecimento emocional e psíquico, aumentaram. Além disso, cabe ressaltar que há pesquisas indicando que jovens não tratados do TDAH ou ansiedade, tendem a buscar prazer imediato em drogas lícitas ou ilícitas.

Cresça e apareça, surgiu da necessidade em se realizar um trabalho preventivo e de intervenção, para crianças do ensino fundamental I, com diagnóstico, ou suspeita do transtorno de ansiedade e transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH). O projeto consiste em grupos de crianças, que são encaminhadas pela equipe escolar, ou pela equipe da saúde, onde são realizadas atividades com a fundamentação da terapia cognitiva comportamental, além de estimulação cognitiva visando trabalhar as emoções, habilidades sociais, cognição e autorregulação dos participantes. Também os pais e os professores, são orientados como trabalhar com as crianças em casa e na escola, no início e ao término do projeto. Observa-se a adesão dos participantes e interesse dos responsáveis, para a continuidade dos grupos e o interesse de novos participantes para iniciar em fevereiro de 2025, além de relatos dos pais e professores com relação a boa evolução escolar e social das crianças.

Vídeo

Palavras-chave: Ansiedade, habilidade social, Prevenção, TDAH

Mantenha-se informado com as notícias e atualizações sobre o Nós na Rede e o campo da saúde mental.