Resumo
Apresentamos uma experiência de integração serviço-ensino, do CAPS AD com o curso de Psicologia da Faculdade Guilherme Guimbala, localizados em Joinville/SC. A integração foi viabilizada por um projeto de estágio em Psicologia Clínica, realizado desde 2021. O CAPS no contexto pandêmico realizava apenas ações individuais. A aposta era que o projeto de estágio ampliaria os atendimentos e possibilidades. A equipe do CAPS levanta casos e agenda atendimentos, as estagiárias encontram o usuário e caminham com ele até a faculdade, ancoradas na proposta do Acompanhamento Terapêutico, dispositivo criado no movimento da reforma psiquiátrica.
Na faculdade, seguiam para um espaço equipado para oficinas e grupos, realizando atendimentos com recorte e colagem, atividades lúdicas, mediações com recursos artísticos e culturais, como música e fotografia, proposta diferenciada do modelo clínico tradicional. A partir de 2022, as estagiárias passaram a realizar também grupos no CAPS, construindo encontros mediados por recursos criativos, artísticos e culturais. O projeto proporcionou vivências relacionadas à clínica ampliada, entre elas a diversidade de ferramentas e modalidades que podem constituir a clínica na RAPS. Esta foi e é uma experiência que transformou estagiários e profissionais do serviço.
As estagiárias se transforma na medida que experienciam o cotidiano em busca de estratégias de cuidado, inserido no serviço, pensando a RAPS e os usuários de modo integral. Os profissionais se transformam à medida que precisam se desligar da rotina prática para pensar teoricamente seu fazer, seja discutindo caso com os estagiários ou observando esses novos modos de fazer que vem da academia.