Resumo
O Festival Revita Prates acontece desde 2018. A cada edição é pensado um eixo temático, uma programação robusta com todos os parceiros que é construída horizontalmente ,com a participação da rede. Acontecem no decorrer do ano encontros com a rede intersetorial englobando: Cultura, assistência, saúde, educação , trabalho, justiça e direitos humanos. Nestes encontros pensa-se o tema a ser abordada na edição, dialogando com a atualidade. Nestes encontros são formados GTs ( grupo de trabalhos), como o GT sustentabilidade, divulgação, diversidade, meio ambiente, trabalho, educação, saúde, assistência e cultura, dentre outros.
O festival começa sempre com uma ação de sustentabilidade, onde todos, colaboradores, usuários e comunidade, cuidam do espaço. Apenas depois desta ação iniciam-se as atividades. Nestas 7 edições já passaram pelo Revita Prates, Emesp ( escola de música do estado de São Paulo), Blocos de fanfarras, como Unidos do Swing, participações da Pinacoteca do estado de São Paulo, Museu da Lingua Portuguesa, Museu de Arte Sacra, SESC Bom Retiro, equipamentos de saúde, como outros Caps, Amas, Ubs Bom Retiro, consultório na rua do Bompar, Defensoria pública, instituições da comunidade, universidades como Mackenzie, Usp, Fmu, Fam. Acontece vacinações de saúde, doações de roupas, ações da assistência, musica, poesia, capoeira, teatro, dança, atividades físicas, etc.
No dia 22/11/24 acontecerá a 8ª edição, com a temática: Revita Prates, Cuidado em Território. Em Setembro deste ano tivemos o privilégio de participar do festival C’est Pas Du Luxe em Avignon, França, O documentário inserido: Revita Prates, mostra com mais detalhes o festival.