Resumo
A criação de um fórum mensal de Saúde Mental e Urgência, se deu em função da pouca articulação entre os serviços da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), dificultava o atendimento adequado de pessoas em sofrimento mental e uso prejudicial de álcool e drogas. A realidade anterior era de desconhecimento do atendimento executado de uma unidade de saúde em relação a outra. A comunicação fragmentada entre as unidades, dificultava o direcionamento e o atendimento dos pacientes nos dispositivos de saúde. A incompreensão por parte do coletivo de trabalhadores desarticulava o cuidado, impactando na oferta do tratamento integrado e humanizado.
Os encontros mensais proporcionaram melhoria do fluxo de informações e o planejamento conjunto, permitindo uma resposta mais eficiente. Gestores, Referências Técnicas e outros profissionais, puderam ampliar o conhecimento através da discussão de casos, construção de fluxos, elaboração de protocolos e outras estratégias de promoção em saúde. Um avanço significativo foi estabelecer o acolhimento adequado aos pacientes em síndrome de abstinência alcoólica. Com o instrumental adotado, diversas equipes conseguem identificar o agravo e encaminhar rapidamente o paciente para a unidade de urgência. Outro exemplo são os atendimentos que demandam contenção. Foi priorizada a abordagem humanizada e segura, com técnicas de desescalonamento verbal e comunicação empática, ficando a contenção física apenas às situações extremas, focando na segurança de todos, respeitando a dignidade e autonomia do paciente.