Monitoramento do Programa Sistema Sócio Educativo e a interface com a Formação do Estagiário de Psicologia


Autor(es): Luciana Maisa da Silva Sydor, Leonardo Augusto Retali Distler

UF/Cidade: Paraná – Curitiba

|

Período: Desde 05/2024

Instituição/Serviço: Secretaria Municipal da Saúde

Público: Usuários – crianças ou adolescentes, Gestores ou coordenadores do serviço, Trabalhadores e trabalhadoras da RAPS, Outro

Articulação RAPS: CAPS, atenção primária, atenção especializada, rede de proteção e demais políticas públicas

Articulação com outros setores: Comissão Intersetorial de Acompanhamento do Sistema Municipal de Atendimento Socioeducativo em Meio Aberto (SIMASE)


Resumo

O presente trabalho busca demonstrar a interface entre o Sistema Municipal de Atendimento Socioeducativo em Meio Aberto – SIMASE de Curitiba, com a oferta de estágio para estudantes de psicologia contratados através do Programa de Formação no SUS Curitiba – PROFSUS, que atuam na Coordenação de Saúde Mental do município. O SIMASE Curitiba atua de maneira descentralizada nas dez regionais, através de atendimento realizado por equipe técnica da saúde, da educação e da Assistência Social.

O monitoramento, suporte e avaliação desta equipe é realizada através de uma comissão intersetorial, instituída por decreto municipal e que é composta por representantes de diversas políticas públicas, dentre elas duas profissionais da Secretaria Municipal da Saúde, sendo que uma delas é supervisora de estágio PROFSUS. Este estagiário participa ativamente, junto com sua supervisora, das reuniões da comissão intersetorial e da equipe técnica, auxiliando a pensar estratégias de atuação que favoreçam a assistência a saúde para os adolescentes inseridos no programa. É responsável pela criação e monitoramento de uma planilha de acompanhamento dos adolescentes do SIMASE, que é alimentada mensalmente por informações fornecidas pela equipe técnica da saúde. Este instrumento possibilita o monitoramento longitudinal e a avaliação das ações ofertadas para este público.

A inserção do estagiário nesta atividade permite a aproximação com políticas e públicos pouco discutidos durante a formação do psicólogo, estimula a apropriação de legislações específicas e amplia o conhecimento tanto teórico quanto técnico do estudante de Psicologia.

Imagens

Palavras-chave: acompanhamento, estágio psicologia, política de sócio educação, Saúde Mental

Mantenha-se informado com as notícias e atualizações sobre o Nós na Rede e o campo da saúde mental.