Oficina de Estimulação Precoce – CAPSi


Autor(es): Débora Juliana Alencar Silva

UF/Cidade: Goiás – Caldas Novas

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Período: 05/2024 – 10/2024

Instituição/Serviço: CAPS Infantil

Público: Família/comunidade, Usuários – crianças ou adolescentes


Resumo

O projeto de estimulação precoce, com crianças de 2 a 4 anos, no CAPS Infantil focou em promover o progresso de crianças com atraso no desenvolvimento, fortalecendo habilidades sociais, emocionais e comunicativas essenciais para sua interação social. Inicialmente, o acolhimento foi crucial para que as crianças se sentissem seguras em um ambiente acolhedor. Essa primeira fase incluiu o controle do choro, a extinção de comportamentos disfuncionais e o reforço de comportamentos apropriados, ajudando as crianças a lidarem com a frustração. A segunda parte consistiu em quatro sessões mensais com as crianças, onde atividades lúdicas foram realizadas para estimular o contato visual, a atenção compartilhada, a interação social e o comportamento imitativo.

Essas práticas incentivaram a comunicação não verbal e interações mais ativas e confiantes. A terceira parte do projeto previa a mudança para três sessões mensais com as crianças e uma sessão de orientação para os pais sobre atividades que poderiam ser realizadas para estimular o desenvolvimento em casa. No entanto, devido à redução de verbas, essa etapa não pôde ser implementada. Apenas uma sessão de devolutiva foi realizada, na qual foram relatadas as dificuldades e facilidades observadas nas crianças, além das evoluções percebidas e orientações sobre estímulos que poderiam ser realizados no lar. Embora tenha mostrado resultados promissores, com mães relatando mudanças significativas no comportamento dos filhos ao final do processo, a falta de verbas do governo local impactou na continuidade das atividades planejadas. A experiência destaca a importância das intervenções precoces em ambientes estruturados, promovendo desenvolvimento das crianças.

Vídeo

Palavras-chave: acolhimento infantil, ambiente terapêutico, atividade lúdica, atraso no desenvolvimento, CAPS infantil, CAPSi, comportamento imitativo, comportamentos disfuncionais, comunicação não verbal, controle emocional, desenvolvimento infantil, devolutiva, estimulação precoce, feedback das mães, habilidades sociais, Interação Social, intervenção precoce, mudanças comportamentais, Orientação parental, redução de equipe, reforço positivo, suporte familiar

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