Resumo
O projeto de estimulação precoce, com crianças de 2 a 4 anos, no CAPS Infantil focou em promover o progresso de crianças com atraso no desenvolvimento, fortalecendo habilidades sociais, emocionais e comunicativas essenciais para sua interação social. Inicialmente, o acolhimento foi crucial para que as crianças se sentissem seguras em um ambiente acolhedor. Essa primeira fase incluiu o controle do choro, a extinção de comportamentos disfuncionais e o reforço de comportamentos apropriados, ajudando as crianças a lidarem com a frustração. A segunda parte consistiu em quatro sessões mensais com as crianças, onde atividades lúdicas foram realizadas para estimular o contato visual, a atenção compartilhada, a interação social e o comportamento imitativo.
Essas práticas incentivaram a comunicação não verbal e interações mais ativas e confiantes. A terceira parte do projeto previa a mudança para três sessões mensais com as crianças e uma sessão de orientação para os pais sobre atividades que poderiam ser realizadas para estimular o desenvolvimento em casa. No entanto, devido à redução de verbas, essa etapa não pôde ser implementada. Apenas uma sessão de devolutiva foi realizada, na qual foram relatadas as dificuldades e facilidades observadas nas crianças, além das evoluções percebidas e orientações sobre estímulos que poderiam ser realizados no lar. Embora tenha mostrado resultados promissores, com mães relatando mudanças significativas no comportamento dos filhos ao final do processo, a falta de verbas do governo local impactou na continuidade das atividades planejadas. A experiência destaca a importância das intervenções precoces em ambientes estruturados, promovendo desenvolvimento das crianças.