Resumo
A ação do grupo “PÉ PRA FORA” foi construida com a iniciativa de profissionais do CAPS Infanto Juvenil RECRIAR e pais, desde 2016, que reconheciam a eficácia do cuidado e tratamento oferecido no CAPS mas que ainda percebiam o isolamento e a exclusão desses jovens de espaços de convivência social, tanto por medo dos pais quanto por falta de oportunidades de um trabalho de inclusão em diferentes áreas da vida. Assim surgiu uma ação semanal, com jovens em sofrimento psíquico usuários do CAPS, de apropriação do território de Guarulhos e da Grande São Paulo, de articulação com vários setores e serviços (museus, times de futebol, serviços de educação, bibliotecas, shopping, parques, clubes, entre outros), assim como, de reconhecimento dos lugares de vida.
Os usuários, a partir da construção coletiva dos seus modos de vida, escolhem para conhecer e experimentar lugares das mais diversas funções, tais como cultura, esporte, lazer e educação, buscando uma experiência de pertencimento e participação. Além disso, há o suporte para acesso aos meios de transporte público, a orientação dos pais e da construção de sentido dos modos de vida e da autonomia. Os projetos de vida que surgiram através dessas ações, permitiram resignificar o estudo, o lazer, a preparação para o mundo do trabalho e de lutar por um lugar mais valorizado na sociedade.
Além disso, houve repercussões dentro do CAPS, reforçando sua vocação comunitária, permitindo ampliar as discussões sobre autonomia dos usuários de saúde mental e da promoção de sujeitos de direito.