Proposta para implantação do Matriciamento no CEESMI – Centro Estadual Especializado em Saúde Mental Infantojuvenil


Autor(es): Diretoria CAPSi, Equipe técnica de matriciamento

UF/Cidade: Goiás – Goiânia

|

Período: 2024

Instituição/Serviço: Centro Estadual Especializado em Saúde Mental Infantojuvenil – CEESMI/CAPSi

Público: Trabalhadores e trabalhadoras da RAPS


Resumo

Enquanto um novo modo de produzir saúde, o matriciamento possibilita a construção compartilhada de um projeto de assistência em saúde mental entre duas ou mais equipes reestruturadas como: equipe de referência e equipe de apoio matricial. Nesse contexto, o CEESMI atuará enquanto apoio matricial à equipe de referência da atenção primária, disponibilizando assistência especializada e suporte técnico pedagógico para a construção coletiva de projetos terapêuticos.

O objetivo é dar suporte técnico à equipe de Referência da atenção primária, e profissionais de saúde dos municípios do estado de Goiás, tendo em vista a orientação e apoio adequado aos serviços de saúde que atendem criança e adolescente, com idade de 03 a 17 anos, com transtorno em saúde mental. É previsto a participação, na equipe de apoio matricial do CEESMI, das especialidades de fonoaudiologia; psicologia; psiquiatria; serviço social e terapia ocupacional. O matriciamento será realizado tendo em vista as demandas encaminhadas pelos 246 municípios do estado.

Os serviços a serem ofertados abrange as modalidades de TELEATENDIMENTO (TELEINTERCONSULTA, TELEORIENTAÇÃO e TELEMATRICIAMENTO). O teleatendimento será realizado através de chamada de voz ou de vídeo por WhatsApp da unidade ou videoconferência pela a plataforma do google meet. O contato inicial será com o assistente social da equipe de matriciamento, que acolherá a demanda do município e encaminhará para a coordenadora da equipe para possível discussão do caso. Os profissionais que participarem do teleatendimento e estudo de caso deverão elaborar um relatório para registro interno.

Palavras-chave: criança e adolescente, matriciamento, Rede de Atenção Psicossocial

Mantenha-se informado com as notícias e atualizações sobre o Nós na Rede e o campo da saúde mental.