REDE-MOINHO: UM CONVITE AO DIÁLOGO EM REDE


Autor(es): Deise da Mota Pimenta, Daniel Henrique de Souza Firmino, Fernando Augusto Vaquero dos Santos, Juliana de Oliveira Figueiredo e Grazielle Bertolini

UF/Cidade: São Paulo – Atibaia

|

Período: 10/2023

Instituição/Serviço: Divisão de saúde mental: CAPS II, CAPS AD e CAPS IJ

Público: Trabalhadores e trabalhadoras da RAPS, Gestores ou coordenadores do serviço

Articulação RAPS: Atenção Primária em Saúde; Rede de Urgência Emergência – UPA e Santa Casa

Articulação com outros setores: Educação e Assistência Social


Resumo

Em 2022 a Secretaria Municipal de Saúde de Atibaia passou por mudanças e houve o investimento na Rede de Atenção Psicossocial (RAPS). As reuniões da Rede voltaram a ocorrer e um grupo de trabalhadores se dedicou à criação da Linha de Cuidado em Saúde Mental Municipal. Foram identificadas, nesse processo, dificuldades relacionadas ao matriciamento como dispositivo de qualificação do cuidado e, também, que o texto da Linha de Cuidado se tornara tão somente um protocolo de encaminhamento.

Buscando encontrar um recurso que criasse fissuras na racionalidade protocolar do cuidado, o grupo de trabalho elaborou o jogo REDE-MOINHO. Nele os serviços disponíveis no município são representados por cartas e os participantes cooperam para a criação de redes de cuidado. Foi realizada uma Oficina com a presença de quase 50 trabalhadores e gestores dos serviços de SM e da APS. Nela foram apresentados conceitos sobre cuidado e matriciamento, o jogo foi utilizado e os modelos de cuidado e matriciamento foram repactuados. O mesmo se mostrou promissor na medida em que gerou questionamentos na percepção dos participantes sobre os recursos disponíveis para o cuidado, viabilizando novos olhares.

Após a realização da Oficina, os matriciamentos passaram a ocorrer bimestralmente em cada unidade de saúde, com a participação de representantes de cada serviço de SM. Ainda que tenha sido possível a produção de alguns consensos, divergências e desencontros seguem presentes na articulação do cuidado, sendo necessários novos encontros a fim de aprofundar o diálogo na direção da Atenção Psicossocial e do Cuidado em Liberdade.

Imagens
Palavras-chave: Apoio matricial, Educação Permanente, Equipe Multiprofissional, rede

Mantenha-se informado com as notícias e atualizações sobre o Nós na Rede e o campo da saúde mental.