Resumo
A Política de Atenção Integral ao Usuário de Drogas, estabelecida em 2004, enfatiza a importância de um cuidado centrado na comunidade, integrado à Rede de Atenção à Saúde (RAS) e à Rede de Proteção Socioassistencial, onde a reabilitação e reinserção social dos usuários, seja preferencialmente realizada em serviços extra-hospitalares, como os CAPS AD (Centros de Atenção Psicossocial para Álcool e Outras Drogas).
No contexto de Atibaia, iniciativas têm sido implementadas para qualificar os trabalhadores da saúde, a partir da articulação do Núcleo de Educação Permanente em Saúde e do Grupo condutor da Rede de Atenção Psicossocial, foi oferecida formação continuada em Redução de Danos a 118 profissionais da saúde e assistência social. A formação envolveu a Divisão de Saúde Mental e programas de HIV- aIDS, visa promover um cuidado integral às populações vulneráveis e ampliar o acesso integral à saúde.
A implementação do CAPS-AD em 2023 e do Consultório na Rua em 2024 vem permitindo que usuários sejam acolhidos e acompanhados mas se faz necessário que isto possa ser feito no momento de sua necessidade e, para tal, torna-se fundamental a transformação do caps Ad em Ad III, garantindo acompanhamento 24 horas. Educação permanente em saúde transforma práticas profissionais, promovendo direitos humanos e acesso a políticas sociais. Formação em Redução de Danos é fundamental para fortalecer a Rede de Atenção Psicossocial em Atibaia, refletindo um compromisso com o cuidado ampliado e a proteção social ratificando a Redução de Danos como tecnologia do SUS na Rede de Atenção Psicossocial – RAPS.