Relato de Experiência da produção do livro “A Arte do Inconsciente” pelos usuários doCAPS Cidade 2021/2022


Autor(es): Simone Endlich, Adriana Lucia de Souza Zoppi, Alinny Entringer Lopes e Nathalia de Carvalho Figueiredo

UF/Cidade: Espírito Santo – Cariacica

|

Período: 08/2021 – 05/2022

Instituição/Serviço: SESA/ SRSV/CAPS CIDADE

Público: Gestores ou coordenadores do serviço, Usuários – adultos, Trabalhadores e trabalhadoras da RAPS, Família/comunidade

Articulação com outros setores: SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA E ECONOMIA CRIATIVA


Resumo

Este relato de experiência diz respeito a produção do livro A Arte do Inconsciente pelos usuários do Caps Cidade, assessorados pela equipe do serviço. A obra é um compêndio de expressões artísticas produzidas pelos usuários do Centro de Atenção Psicossocial – Caps Cidade. O livro narra as experiências, vivências e sofrimentos do cotidiano de pessoas que através da arte buscam o reconhecimento e lutam por uma sociedade sem manicômios. Esta produção contém desde histórias de relatos de experiências vivenciadas a histórias imaginadas.

O leitor poderá desconstruir a forma de pensar a relação com a pessoa com transtorno mental, na medida que o encontro com tal literatura promoverá o aumento da sensibilidade e empatia, rompendo assim com os estigmas e preconceitos. A produção de arte através da escrita e da pintura são recursos terapêuticos no CAPS Cidade, onde os usuários do serviço podem expressar seus sentimentos, suas ideias, suas críticas e sua criatividade. Foi construído a partir da Oficina de Escrita Criativa, da Oficina Sarau; do Grupo Terapêutico de Literatura, da Oficina de Pintura.

Palavras-chave: arte, CAPS, escrita, Saúde Mental

Mantenha-se informado com as notícias e atualizações sobre o Nós na Rede e o campo da saúde mental.