Resumo
Diante dos avanços da tecnologia no nosso meio pessoal, social e do mercado de trabalho, temos que nos capacitar e inovar com as ferramentas da tecnologia a nosso favor em todos os âmbitos de nossas vidas de modo aceitável e saudável. Diante disso, nosso município decidiu pactuar pelo uso do PEC em todas as equipes das Unidades Básicas de Saúde – UBS que compõem a Atenção Primária à Saúde – APS de nosso município de São João do Soter – MA.
Sabemos que o prontuário físico tem suas fragilidades como, desgaste, fácil de perder, acumula sujeira, a grafia nem sempre é homogenia, o acúmulo gigantesco, adere muitos morfos, uma ferramenta interna não podendo ser compartilhado com outros setores de forma ágil e prática. Já o Prontuário Eletrônico do Cidadão otimiza todas as dificuldades vividas anteriormente, onde com o PEC tem todas as agilidades em compartilhar as informações do paciente entre profissionais do mesmo setor e entre setores. Então do mês de julho de 2024 ao mês de outubro de 2024 foi realizado no nosso CAPS I a utilização do PEC pelo nosso Psiquiatra e o serviço de enfermagem, onde passamos a atender e evoluir nossas condutas dentro dessa ferramenta tecnológica.
Logo de início a experiencia já trouxe pontos positivos, facilidade de encontrar o prontuário do paciente quando chegava para marcar sua consulta e sem aquela demora do paciente ficar esperando a recepcionista encontrar seu prontuário para confirmar a marcação da consulta.