Vozes Femininas


Autor(es): Virginia Carvalho

UF/Cidade: São Paulo – Sao Paulo

|

Período: 06/2022

Instituição/Serviço: CAPS II ADULTO SÃO MIGUEL PAULISTA

Público: Usuários – adultos


Resumo

O Grupo “Vozes Femininas” tem como objetivo compartilhar a experiência de mulheres que participam da psicoterapia grupal realizada no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) II Adulto São Miguel Paulista. Ao relatar a história do grupo de mulheres, pretendemos abordar como o grupo de mulheres enfrentou dificuldades e se tornou um espaço de fortalecimento de singularidades, bem como de abertura para novas possibilidades de vida.

O presente vídeo ilustra os relatos das participantes deste grupo. As mulheres que integram o “Vozes Femininas” buscavam se reestruturar, mas sofriam constantes desestruturações. O grupo caminhava de forma semelhante, com momentos de aparente estruturação, que não persistiam, seguidos pela crise, com a vivência da desintegração e da perda de sentido. O grupo passou por alguns desafios, como a resistência de algumas participantes e a constante instabilidade de seus sintomas depressivos, emocionais, impossibilitando a manutenção de sua unidade, enquanto grupo. As participantes apontam que, inicialmente, se mostravam apreensivas a participar do grupo, porém, com o passar do tempo, se vincularam umas às outras e com a proposta do grupo.

A escuta possibilitou perceber que os relatos das histórias de vida das pacientes se assemelhavam pela experiência de desesperança e fracassos na capacidade de ressignificação, evidenciada pelo sofrimento psíquico nunca superado. As participantes notam melhorias e avanços significativos a partir do grupo, como aumento da autoestima e da autonomia. Assim, a direção do trabalho grupal foi construir identificações, confiando que a união entre elas poderia ser capaz de fortalecê-las, o que também se tornou um ideal.

Vídeo

Palavras-chave: Cuidado, Grupo, mulheres, Vozes Femininas

Mantenha-se informado com as notícias e atualizações sobre o Nós na Rede e o campo da saúde mental.