A comunicação na atualidade surpreende com os números. Você sabia que cerca de 81 trilhões de e-mails foram enviados em 2016? Sabia que o brasileiro gasta em torno de 5 horas e 28 minutos conectados na internet por dia, a maior parte desse tempo em redes sociais, superando todos os outros países? E sabia que no mundo cerca de 3 bilhões de pessoas estão nas redes sociais? Pois é, os números assustam, mas mostra como vivemos numa sociedade muito mais conectada, que mudou a maneira de fazer e transformou o capitalismo no que podemos chamar de Capitalismo Contemporâneo.
O Prof. Sérgio Amadeu é vinculado à Universidade Federal do ABC (UFABC), é professor de Política Pública na instituição, mas atua principalmente nas Políticas Digitais. Discorreu sobre a mudança de um capitalismo baseado na indústria, para outro baseado em informações. Abordou o Machine Learning (Aprendizado de Máquina), e o poder crescente na mão das grandes corporações como o Google e Facebook que detém informações da maioria de nós. Utilizam algoritmos para tratar e vender os nossos dados, e que não temos informações sobre eles. Conclui refletindo sobre as possibilidades de mudança, além da luta por políticas de renda em relação ao grande desemprego causado pela automação, e defende também a criação de códigos e algoritmos que levem em conta os direitos humanos e o direito à privacidade.
Há uma discussão muito importante sobre a disponibilização de recursos educacionais de forma livre a todos. Dentre as questões, há duas muito importantes. O debate sobre o uso dos dados que você produz na era da informação, como os seus estudos, trabalhos, conteúdos, etc. Onde você pode definir se deseja compartilhar totalmente ou parcialmente, ou até não compartilhar esse conteúdo com os outros. E a discussão sobre o acesso aos recursos educacionais que, muitas vezes estão fora do acesso ao público, por não serem de acesso livre.
O Prof. Tel Amiel que é pesquisador da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e é vinculado ao Núcleo de Informática Aplicada à Educação (NIED), trabalha com a Educação Aberta e abordou diversas questões importantes sobre o debate da disponibilização de recursos educacionais. Tel discorreu sobre o crescimento na parceria entre escolas, universidades e governo com os grandes grupos como o Google, em que o mesmo acaba se apropriando das informações que são produzidas nesses ambientes. Falou sobre as questões sobre os conteúdos de acesso livre e sua utilização por essas empresas. Ressaltou que os conteúdos produzidos com recursos públicos devam ser de livre acesso. Demonstrou diversas iniciativas de disponibilização de conteúdo aberto no Brasil e no mundo, como a CAPES, e também sobre a adaptação das empresas para absorverem as plataformas de conteúdo aberto e ainda conseguirem lucrar com isso.
Exemplo de texto para o vídeo
Diversos especialistas foram convidados para falar de temas muito importantes no 1º Ciclo de Debates do Mar Aberto.