Aprendizagem Significativa

abril 21, 2020 16:01

Valéria Vernaschi Lima

A teoria da aprendizagem significativa elaborada em fins da década de 1960, afirma que quando uma nova informação é processada de modo significativo pelo educando, isto é, não por meio da simples memorização ou de uma forma arbitrária, os novos conteúdos ancoram-se e interagem com aspectos relevantes da estrutura cognitiva do sujeito. Quando ocorre essa interação, os saberes e práticas prévias do educando se modificam e esse processo resulta em uma aprendizagem com potencial transformador.
Esse potencial ocorre porque no processo de aprendizagem o material novo é relacionado a algum elemento cognitivo já existente: uma imagem, um símbolo ou um conceito já significativo para o/a aprendiz. Segundo Ausubel, “o fator isolado mais importante que influencia a aprendizagem é aquilo que o aprendiz já sabe. Averigue isso e ensine-o de acordo” (AUSUBEL et al., 1980, p.iv).

Em relação à aprendizagem significativa, podemos identificar suas origens no movimento da educação progressista, que destacou a necessidade de aproximarmos o ensino à prática cotidiana. Quando o processo de aprender é desencadeado por um problema do cotidiano, os participantes utilizam seus saberes prévios para identificarem a natureza dos problemas e para formularem perguntas que permitam buscar novos
sentidos e significados para interpretarem os fenômenos encontrados (AUSUBEL, 1980).

Para o adulto, esse significado é construído em função de sua motivação para aprender e do valor potencial que os novos saberes têm em relação a sua utilização na vida pessoal e profissional. O processo que favorece a aprendizagem significativa requer uma postura ativa e crítica por parte daqueles envolvidos na aprendizagem (COLL, 2000). Na aprendizagem significativa, o problema é uma categoria essencial para o processo de aprender.


REFERÊNCIAS

AUSUBEL, D.; NOVAK, J.D.; HANESIAN, H. Psicologia educacional. Rio de Janeiro: Interamericana; 1980.

COLL, C. Psicologia e Currículo: uma aproximação psicopedagógia à elaboração do currículo escolar. 5a. ed. São Paulo: Editora Ática; 2000.


Mar Aberto abril 21, 2020 16:01




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