Experimentação da matriz analítica: o resultado da aplicação nos módulos do AVASUS

agosto 31, 2020 15:34

Pontos positivos: Do ponto de vista educativo-pedagógico, a plataforma respeita o design e a estrutura padrão. Ainda, possui boa oferta de ferramentas de ajuda e perguntas frequentes, bem como existe um esforço para utilização de diferentes mídias como forma de apresentação do conteúdo.

 

Sugestão de melhorias

 

Do ponto de vista da ergonomia sugere-se adotar, em todas as unidades, normas que ajudem o acesso por pessoas portadoras de deficiências.

Apresentar o conteúdo de diferentes formas e permitir que o usuário escolha a forma que prefere usar para acessar o conteúdo.

Se for necessário usar jargões ou palavras difíceis, inserir um léxico na barra lateral como a biblioteca.

Dividir cursos extensos ou com diferentes níveis de aprendizado em 2 ou 3 módulos.

Pontos positivos: Em boa parte dos cursos, o conteúdo respeita o conhecimento e as competências dos aprendizes e a progressão é indicada visualmente com a barra de progressão em função da validação do conteúdo e das avaliações pelo usuário.

 

Sugestão de melhorias

 

Criar um padrão de progressão que parta do conteúdo geral para o específico.

Pontos positivos: De maneira geral os cursos propiciam a atualização das práticas, embora as referências usadas sejam bastante antigas.

 

Sugestão de melhorias

 

 Criar uma unidade em cada curso no estilo de um blog, para incluir todas as últimas atualizações sobre o tópico do curso e as respectivas referências mais recentes.

Pontos positivos: Foi identificada a existência de elementos (não explícitos), como unidades de reflexão e questionários, sínteses e enquetes no início e no fim de alguns cursos.

 

Sugestão de melhorias

 

 Necessidade de melhorar os mecanismos referentes à percepção e organização dos aprendizes em relação si mesmos.

Pontos positivos: Quase todos os cursos analisados descrevem o sistema de avaliação usado. As informações apresentadas explicam o estilo de avaliação, a frequência e o funcionamento concreto.

 

Sugestão de melhorias

 

 A avaliação deve favorecer a qualidade e não a quantidade.
 No feedback das respostas dos questionários, acrescentar uma explicação que mencione, no caso da resposta errada, as referências à parte do curso a que se refere o conhecimento que precisa ser reforçado. E, no caso da resposta certa, a adoção de um sistema de recompensa estimularia o aluno a continuar.

Pontos positivos: O que melhor se identifica em relação a este ponto é a boa estrutura da plataforma com soluções simples de design. Embora existam duas interfaces diferentes – a pública e a sala de aula (quando logado e inscrito num curso), estes espaços são bem marcados, com funções claras que facilitam o estudante.


Sugestão de melhorias

 

 Usar o sistema de login para fornecer dados do usuário sem que este precise reinserí-los em diferentes situações.
 Ampliar o espaço da sala de aula, reduzindo os elementos de cabeçalho. Deste modo, pode-se destacar as informações centrais, ou seja, focar no conteúdo do próprio curso.
 Redução das etapas dos questionários.

Pontos positivos: Pontualmente, alguns poucos cursos têm foco no aluno, com conteúdo mais humano e espaços participativos e reflexivos, embora na maioria dos casos isso não ocorra.

 

Sugestão de melhorias


 Pensar as estratégias que abordem o aprendiz como sujeito central e ativo.

Pontos positivos: Existem propostas de reflexões que sugerem ao estudante a discussão e interação presencial com a equipe. No que diz respeito aos mecanismos virtuais interativos, a plataforma oferece o chat público de ajuda.

 

Sugestão de melhorias

 

 Requer a construção de mecanismos e ferramentas que possibilitem a colaboração por meio de interação virtual – característica dos cursos autoinstrucionais – dentro da plataforma e dentro dos cursos.

Pontos positivos: Todos os cursos da plataforma são acessíveis de diferentes sistemas operacionais e diferentes dispositivos, além disso, o sistema usa a linguagem adequada e segue, de maneira geral, os padrões atuais do mercado.

 

Sugestão de melhorias

 

 Apresentar nos cursos e/ou na plataforma as informações sobre as condições técnicas.
 Garantir que as funções de acessibilidade, políticas de privacidade, termos dos cookies, entre outros, estejam sempre ativos e funcionais.

Pontos positivos: A consistência está presente, fazendo deste ambiente virtual de aprendizagem um lugar simples de aprender. Os códigos e denominações são definidos pelos mesmos critérios visuais e em contextos idênticos, e a distribuição e apresentação dos objetos são padronizados, na maioria dos casos.


 

Sugestão de melhorias

 

 Ajustar/ atualizar cursos com diagramação e identidade visual antigas, bem como materiais externos, de forma a terem a mesma identidade moderna da plataforma.

Pontos positivos: Não é possível observar pontos positivos, pois a plataforma – caracterizada por um modelo transmissivo – não disponibiliza ferramentas e/ou estratégias que permitam a troca de conhecimento entre os aprendizes.

 

Sugestão de melhorias

 

 Pensar e implementar ferramentas e mecanismos virtuais que possibilitem a troca de conhecimento.

Pontos positivos: Os cursos e a plataforma permitem ao usuário a liberdade de controle. O sistema se adapta ao ritmo do usuário e não faz movimentos ou ações que não sejam solicitados por ele.

 

Sugestão de melhorias

 

 Não há sugestões para este critério.

Pontos positivos: Possui um bom sistema de documentação e de ajuda na parte pública da plataforma, oferecendo, ao mesmo tempo, um FAQ, um chat e espaços de ajuda que podem ser acessados em todas as páginas.

  • Sugestão de melhorias:
  • Embora apresente boa documentação e espaços de ajuda na plataforma, estes elementos precisam ser considerados no espaço de aula, inclusive criando uma unidade padrão de apresentação.

Pontos positivos: De modo geral, a plataforma apresenta um design moderno e harmonizado, além de coerentes padrões atuais de identidade visual.

 

Sugestão de melhorias

 

 Diagramação e ilustrações modernas e padronizadas para os cursos, em acordo com o que é apresentado na plataforma.
 Dar atenção particular à diagramação do conteúdo, inserindo espaços vazios de respiro entre o texto e entre ele e os demais elementos.

Pontos positivos: O feedback do sistema é bem fluido. No caso da entrada de dados, um feedback perceptível é apresentado. As mensagens do sistema são sempre significativas, apropriadas e coerentes com o resto do sistema, respeitando uma linguagem compreensível e cores com a natureza da informação.

 

Sugestão de melhorias

 

 Do ponto de vista educacional sugere-se melhor feedback, principalmente no que diz respeito ao questionário, quando o selecionar uma resposta incorreta, o sistema poderia apresentar informações sobre o erro.

Pontos positivos: No que diz respeito ao percurso dentro do curso, o aluno possui flexibilidade para fazer as unidades na ordem que preferir. Ainda, do um ponto de vista técnico, várias funcionalidades são acessíveis de diferentes maneiras, tais como a estrutura ou o progresso.

 

Sugestão de melhorias

 

 Do ponto de vista educacional, ofertar cada conteúdo de diferentes maneiras: textual, visual, auditivo ou por descoberta. E que cada formato fosse de livre escolha pelo usuário, não obrigatório.
 Criar uma maneira de acelerar o conteúdo básico para o aprendiz com expertise na temática e oferecer mais conteúdo para aprendizes inexperientes.
 Do ponto de vista técnico, poderiam ser apresentadas opções de personalização das funcionalidades e da barra de ferramentas.

Pontos positivos: Durante o uso da plataforma e da realização dos cursos, não foram encontrados erros. Portanto, foi um critério difícil de analisar tanto pela gestão dos erros cometidos nos cursos, quanto se o sistema oferece desde opções para operações que não funcionam até o risco de perda de dados ou o motivo do erro.

 

Sugestão de melhorias

 

Não há sugestões para este critério.

Pontos positivos:Não é possível observar pontos positivos, pois os cursos não somente não prevêem momentos para esse tipo de ação, quanto porque a plataforma não dispõe de ferramentas adequadas para mobilizar interação em cursos autoinstrucionais.

 

Sugestão de melhorias

 

Nos casos em que propõem-se atividades de debate nos fórunsfomentar a discussãofomentá-la entre pares. 

Nos casos em que propõem-se atividades de debate nos fórunsfomentar a discussãofomentá-la entre pares. 

Pontos positivos: Boa estabilidade do sistema durante toda a experimentação e disponibilização de um formulário de dúvidas, perguntas e sugestões estão relacionados à preocupação com os aspectos de manutenção.

 

Sugestão de melhorias

 

Comunicar versões de atualização no site;
Criar uma rotina de revisão de conteúdos, ortografia, transcrições, funcionamento de links, barras de rolagem etc.

Pontos positivos: Pode-se dizer que os objetivos do curso são aspectos claramente explicitados.

 

Sugestão de melhorias

 

Explicitar os benefícios e os resultados de aprendizagem esperados para cada curso.

Pontos positivos: A maioria dos cursos é atraente e usa diferentes tipos de mídia para chamar a atenção do aprendiz. Entretanto, não é possível observar pontos positivos específicos sobre o critério, pois não foi observada nenhuma estratégia particular de motivação nos cursos.

 

Sugestão de melhorias

 

Propor perguntas de pesquisa adicionais ou criação de desafios para o estudante.

Oferta de recursos didáticos diversificados ou do compartilhamento de outros materiais nos fóruns.

Pontos positivos: Não é possível observar pontos positivos, pois não foram encontrados muitos elementos de personalização no curso ou na plataforma.

 

Sugestão de melhorias

 

Adaptação da plataforma aos vários aspectos do usuário. Por exemplo, ao final de cada curso há uma pergunta “o que você gostaria de fazer agora?”.

O sistema poderia analisar o comportamento do aprendiz e oferecer uma adaptação personalizada, ou seja, se a pessoa sempre acessa o curso seguinte na ordem, o sistema poderia guiar o usuário diretamente pela próxima unidade, em vez de sempre perguntar.

Pontos positivos: Mesmo sem padronização ou relação explícita entre a experiência prática e o conteúdo, os cursos, em geral, buscam problematizar as práticas vividas pelos aprendizes.

 

Sugestão de melhorias

 

Criação de uma estrutura comum para todos os cursos, como por exemplo: apresentar uma introdução histórica, uma leitura jurídica, detalhes práticos, a relação com a sociedade etc.

Pontos positivos: Em alguns cursos percebeu-se reflexões sobre as necessidades da sociedade e do quotidiano de trabalho, vinculado ao conteúdo ou em perguntas no final dos cursos.

 

Sugestão de melhorias

 

Não há sugestão de melhorias para o critério.

Pontos positivos: Embora não tenha sido possível analisar a relevância para o aprendiz, de maneira geral, os cursos analisados são de grande relevância para a sociedade. Isto torna-se perceptível pelo número de inscritos, ou seja, alunos interessados.

 

Sugestão de melhorias

 

Não há sugestões específicas para o critério.

Pontos positivos: Com o sistema de estrutura dos cursos da plataforma distribuído em unidades (menor granularidade), a questão da reutilização do curso é simples. O conteúdo pode facilmente tanto ser usado em outros contextos quanto virem de um outro lugar.

 

Sugestão de melhorias

 

Não há sugestões específicas para o critério.

Pontos positivos: A plataforma respeita aspectos atuais para segurança e informa aos usuários as regras que precisam ser seguidas para a criação de senha, sem que seja exigida a criação de uma opção complexa.

 

Sugestão de melhorias

 

Deixar clara as regras de política de privacidade dos dados dos usuários.

Pontos positivos: Para alguns elementos, tais como a estrutura do curso ou o progresso, há várias maneiras de realizar o módulo. Porém, isto não se refere às preferências dos aprendizes.

 

Sugestão de melhorias

 

Não há sugestões específicas para o critério.

Pontos positivos: Todos os cursos respeitam os valores do SUS. Porém, não foi possível analisar se o curso também valoriza os saberes prévios dos alunos.

 

Sugestão de melhorias

 

Não há sugestões específicas para o critério.


Mar Aberto agosto 31, 2020 15:34




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *