Sobre o projeto

abril 30, 2019 18:13

Este espaço foi pensado para compartilhar estudos e produções decorrentes da parceria estabelecida entre a Fiocruz e o Ministério da Saúde, por meio do projeto Avaliação e Prospecção de Tecnologias Web para Educação Permanente em Saúde. O projeto está sendo desenvolvido pelo Laboratório de Educação, Mediações Tecnológicas e Transdisciplinaridade em Saúde, o LEMTES, que compõe a Escola Fiocruz de Governo, na Fiocruz Brasília.

A metáfora do “Mar aberto” tem-nos conduzido nesse percurso, de buscas e aprendizados, porque expressa a experiência contemporânea do “dilúvio informacional” ou “inundação de signos”, e a vertigem que dela deriva. No mar aberto das transformações sociais, culturais e tecnológicas que vivemos, intensificadas pelo advento da internet, são muitas as possibilidades e os horizontes para construção de mediações tecnológicas na educação em saúde. A navegação empreendida nessa direção, com trajetos, noções e instrumentos em constante construção e experimentação, é orientada pela expectativa de conhecer novas paisagens, novos modos de realizar educação permanente, que se revelem capazes de promover intercessões com as práticas profissionais e o cotidiano do trabalho em saúde, contribuindo para a construção da integralidade do cuidado. A colaboração nos processos de aprendizagem e a democratização do conhecimento são os horizontes entrevistos e perseguidos, que dão significado às interrogações feitas quanto ao potencial do uso das tecnologias WEB em processos formativos na área da saúde.

O site, como espaço de compartilhamento de nossa navegação no projeto, organiza-se em torno dessa metáfora, expressando a intenção de partilhar as interrogações, os movimentos e as produções, frutos do percurso. Para o grupo, a experiência que o projeto convida e propicia só adquire sentido quando referida à garantia do direito à saúde, nossa bússola ética e política: ao mesmo tempo um norte concreto e claro, mas também aberto, a ser inventado e reinventado.

Nesse percurso, temos algumas rotas desenhadas: a expectativa de identificar experiências inovadoras, em âmbito nacional e internacional, que promovam o reconhecimento de aprendizagens colaborativas na saúde; a intenção de analisar a usabilidade de tecnologias educacionais para a educação permanente em saúde; a perspectiva de desenvolver o conceito e propostas metodológicas para fomentar a colaboração nos processos de ensino aprendizagem.

O site está organizado da seguinte forma:

Bons Ventos: aqui compartilhamos as atividades em desenvolvimento, encontros, oficinas, seminários, cursos promovidos pelo grupo de pesquisa sobre a temática em tela.

Experiência Navegante: em consonância com os ideais do movimento da ciência aberta, apresenta as produções já realizadas, assim como as em e em realização.

Astrolábio:, um instrumento náutico que justamente por ser bastante antigo, recorda-nos que já há muito tempo desenvolvemos os saberes e a experiência necessários para nos situar em meio ao mar, observando o horizonte e os astros para compreender onde o observador se posiciona. Uma analogia que evidencia que a tecnologia faz parte da história da humanidade, sendo mesmo impossível compreender como nos tornamos humanos sem refletir sobre os artefatos que construímos e como os utilizamos. Em nossa página, essa reflexão sobre o objeto de pesquisa, as tecnologias WEB e seus usos educacionais, organiza-se em três campos, agrupando os objetivos e produtos dos subprojetos que integram a jornada.

Faróis: você irá encontrar as sistematizações, decantadas ou ainda em movimento, da pesquisa teórica que norteia as demais ações. São reflexões e estudos sobre conceitos e temas úteis para a aventura desta navegação. Por fim, temos nossa “Terra firme”, onde ancoramos, onde encontramos com outros navegantes, no caso, as instituições que promovem e realizam o projeto, sua equipe e os parceiros com quem vamos compondo o percurso.


Mar Aberto abril 30, 2019 18:13




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *