Panorama dos estudos nacionais e internacionais sobre o e-learning e suas metodologias e estratégias voltadas à educação dos profissionais da saúde

janeiro 12, 2021 11:48

A forma a identificar e analisar o panorama das produções científicas que abordam as metodologias e estratégias educativas de uso na Educação Permanente dos profissionais de saúde, o primeiro estudo foi realizado a partir dos 33 documentos levantados pelas Fórmulas 1 e 3 (conforme apresentado no post anterior). Dentre os 30 documentos derivados da fórmula 1 (e-learning e profissionais de saúde), 24 referem-se a relatos de experiência empírica; um de revisão de literatura; três de reflexão teórica e dois referem-se a relatórios. Entre os três artigos da fórmula 3, um deles trata da revisão de literatura sobre o uso do e-learning na educação médica e na prática de cuidados com a saúde e apresenta as vantagens e desvantagens do e-learning na melhoria dos cuidados a pacientes e populações. O segundo trata de uma experiência voltada à análise a eficácia do e-learning na reutilização dos recursos em termos de princípios relacionados à interação humano-computador. E o terceiro, um relatório, aborda soluções que permitem o compartilhamento de conteúdo educacional digital médico entre educadores médicos e estudantes no nível superior de ensino. A análise inicial, demonstrou, ainda, que 9 documentos eram relacionados a experiências nacionais e 24 internacionais, com predominância das produções australianas.

Quanto à temática e objeto de análise, do total de documentos incluídos neste estudo, 8 são referentes à MOOC e 24 são referentes a cursos online/distância ou e-learning. A exceção está em apenas um documento que trata de soluções educacionais, destacando a plataforma m-educator como importante repositório de publicações e objetos de aprendizagem.

As MOOC são descritas como ferramentas de formação continuada no desenvolvimento de conteúdos, habilidades e competências específicas com a finalidade de preparar os participantes e profissionais da saúde para um contexto particular de atuação no qual tais conteúdos podem ser necessários. Em sua maioria os cursos descritos visam o desenvolvimento de distintos tipos de habilidades de trabalho em equipes multiprofissionais, habilidades para encontrar e usar as informações de maneira eficaz e habilidades de alfabetização digital, com preparação para um contexto social cada vez mais complexo e em mudança. 

Os Cursos Online são desenvolvidos a distância, baseados nos princípios do e-learning, desenhados como ferramentas de formação complementar, voltados a um público em menor escala e mais específico (dentistas, enfermeiros, médicos, etc.), com a finalidade, por exemplo, de aumentar a confiança, o conhecimento e as habilidades dos enfermeiros na avaliação e gerenciamento da dor no tratamento do câncer.

Para aprofundar a análise dos conceitos e metodologias, o estudo dedicou-se a analisar as duas categorias – MOOC e Cursos Online – do ponto de vista dos objetivos, modelo teórico, desenho instrucional, metodologia, recursos e certificação. Deste modo, dentre os resultados preliminares obtidos no primeiro estudo se destacam os seguintes pontos:

  • Os educadores, pesquisadores e gestores da área de saúde têm utilizado as tecnologias digitais, da informação e comunicação para fortalecer e atualizar a formação dos profissionais. 
  • O formato dos cursos divide-se entre cursos MOOC, os quais são voltados a públicos diversos e amplos; e cursos online, voltados a um segmento mais específico (público, duração do curso e/ou tema).
  • Nos documentos analisados sejam relacionados aos cursos MOOC ou aos cursos online, a tendência foi legitimar a formação mediadas por tecnologias digitais como possibilidade para qualificar os profissionais da saúde, principalmente visando provocar melhorias permanentes nos sistemas de saúde pública.
  • Os cursos oferecem oportunidade de qualificação profissional para um público com rotina laboral significativa e que, portanto, com menos chances para realizar cursos presenciais.
  • Dentre os recursos midiáticos utilizados nas plataformas virtuais de aprendizagem, identificou-se poucos modelos de cursos baseados no fórum de discussão, o que não é usual em outras áreas do conhecimento, como as ciências sociais e humanidades.  
  • Os cursos apresentam integração de atividades assíncronos (auto-estudo) e síncrona (via de regra, discussão de casos clínicos ou aula ministrada por um especialista/professor).
  • Os cursos tendem a utilizar metodologias mais práticas, com aplicação em situações reais dos conteúdos estudados.
  • Os cursos buscam fornecer feedback aos participantes, especialmente por tratar-se de práticas, cuja aplicação dos conteúdos estudados é fundamental.
  • Há tendência para aplicação de questionário pré e pós teste para avaliar o nível de conhecimento na entrada e na saída dos cursos, pesquisas de satisfação quanto ao seu desenvolvimento e testes de impacto no nas práticas profissionais pós-curso.
  • Os documentos não exploram detalhes sobre a certificação.

No próximo post serão apresentados o segundo Estudo, sobre Inovações baseadas em trilhas de aprendizagem no e-learning e as conclusões finais.

“Este é um texto de divulgação científica que adota uma estética jornalística. Foi editado por Juliana Vargas com o objetivo de divulgar uma pesquisa acadêmica realizada por Wilsa Maria Ramos com coordenação de Francini Lube Guizardi, no âmbito do Projeto Avaliação e prospecção de tecnologias web para a Educação Permanente em Saúde”


joseema janeiro 12, 2021 11:48




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