Panorama dos estudos nacionais e internacionais sobre o e-learning e suas metodologias e estratégias voltadas à educação dos profissionais da saúde
janeiro 12, 2021 11:48
A forma a identificar e analisar o panorama das produções científicas que abordam as metodologias e estratégias educativas de uso na Educação Permanente dos profissionais de saúde, o primeiro estudo foi realizado a partir dos 33 documentos levantados pelas Fórmulas 1 e 3 (conforme apresentado no post anterior). Dentre os 30 documentos derivados da fórmula 1 (e-learning e profissionais de saúde), 24 referem-se a relatos de experiência empírica; um de revisão de literatura; três de reflexão teórica e dois referem-se a relatórios. Entre os três artigos da fórmula 3, um deles trata da revisão de literatura sobre o uso do e-learning na educação médica e na prática de cuidados com a saúde e apresenta as vantagens e desvantagens do e-learning na melhoria dos cuidados a pacientes e populações. O segundo trata de uma experiência voltada à análise a eficácia do e-learning na reutilização dos recursos em termos de princípios relacionados à interação humano-computador. E o terceiro, um relatório, aborda soluções que permitem o compartilhamento de conteúdo educacional digital médico entre educadores médicos e estudantes no nível superior de ensino. A análise inicial, demonstrou, ainda, que 9 documentos eram relacionados a experiências nacionais e 24 internacionais, com predominância das produções australianas.
Quanto à temática e objeto de análise, do total de documentos incluídos neste estudo, 8 são referentes à MOOC e 24 são referentes a cursos online/distância ou e-learning. A exceção está em apenas um documento que trata de soluções educacionais, destacando a plataforma m-educator como importante repositório de publicações e objetos de aprendizagem.
As MOOC são descritas como ferramentas de formação continuada no desenvolvimento de conteúdos, habilidades e competências específicas com a finalidade de preparar os participantes e profissionais da saúde para um contexto particular de atuação no qual tais conteúdos podem ser necessários. Em sua maioria os cursos descritos visam o desenvolvimento de distintos tipos de habilidades de trabalho em equipes multiprofissionais, habilidades para encontrar e usar as informações de maneira eficaz e habilidades de alfabetização digital, com preparação para um contexto social cada vez mais complexo e em mudança.
Os Cursos Online são desenvolvidos a distância, baseados nos princípios do e-learning, desenhados como ferramentas de formação complementar, voltados a um público em menor escala e mais específico (dentistas, enfermeiros, médicos, etc.), com a finalidade, por exemplo, de aumentar a confiança, o conhecimento e as habilidades dos enfermeiros na avaliação e gerenciamento da dor no tratamento do câncer.
Para aprofundar a análise dos conceitos e metodologias, o estudo dedicou-se a analisar as duas categorias – MOOC e Cursos Online – do ponto de vista dos objetivos, modelo teórico, desenho instrucional, metodologia, recursos e certificação. Deste modo, dentre os resultados preliminares obtidos no primeiro estudo se destacam os seguintes pontos:
Os educadores, pesquisadores e gestores da área de saúde têm utilizado as tecnologias digitais, da informação e comunicação para fortalecer e atualizar a formação dos profissionais.
O formato dos cursos divide-se entre cursos MOOC, os quais são voltados a públicos diversos e amplos; e cursos online, voltados a um segmento mais específico (público, duração do curso e/ou tema).
Nos documentos analisados sejam relacionados aos cursos MOOC ou aos cursos online, a tendência foi legitimar a formação mediadas por tecnologias digitais como possibilidade para qualificar os profissionais da saúde, principalmente visando provocar melhorias permanentes nos sistemas de saúde pública.
Os cursos oferecem oportunidade de qualificação profissional para um público com rotina laboral significativa e que, portanto, com menos chances para realizar cursos presenciais.
Dentre os recursos midiáticos utilizados nas plataformas virtuais de aprendizagem, identificou-se poucos modelos de cursos baseados no fórum de discussão, o que não é usual em outras áreas do conhecimento, como as ciências sociais e humanidades.
Os cursos apresentam integração de atividades assíncronos (auto-estudo) e síncrona (via de regra, discussão de casos clínicos ou aula ministrada por um especialista/professor).
Os cursos tendem a utilizar metodologias mais práticas, com aplicação em situações reais dos conteúdos estudados.
Os cursos buscam fornecer feedback aos participantes, especialmente por tratar-se de práticas, cuja aplicação dos conteúdos estudados é fundamental.
Há tendência para aplicação de questionário pré e pós teste para avaliar o nível de conhecimento na entrada e na saída dos cursos, pesquisas de satisfação quanto ao seu desenvolvimento e testes de impacto no nas práticas profissionais pós-curso.
Os documentos não exploram detalhes sobre a certificação.
No próximo post serão apresentados o segundo Estudo, sobre Inovações baseadas em trilhas de aprendizagem no e-learning e as conclusões finais.
“Este é um texto de divulgação científica que adota uma estética jornalística. Foi editado por Juliana Vargas com o objetivo de divulgar uma pesquisa acadêmica realizada por Wilsa Maria Ramos com coordenação de Francini Lube Guizardi, no âmbito do Projeto Avaliação e prospecção de tecnologias web para a Educação Permanente em Saúde”