Programa Fala Desencuca ! – Rádio trabalhador


Autor(es): Heloiza Massanaro, Luanna Reis Guilherme Torres, Heliane Batista Carvalho

UF/Cidade: Goiás – Goiânia

|

Período: 2018 – 2020

Instituição/Serviço: Coletivo Desencuca e parceiros

Público: Família/comunidade, Usuários – crianças ou adolescentes, Usuários – adultos, Trabalhadores e trabalhadoras da RAPS, Gestores ou coordenadores do serviço

Articulação RAPS: CAPS, GERARTE, CCC Cuca Fresca

Articulação com outros setores: Movimentos sociais, AUSSM GO (associação dos usuários dos serviços de saúde mental), sindicatos, universidade


Resumo

O programa “Fala Desencuca” surgiu em 2018 como uma proposta de comunicação comunitária em parceria com a Rádio do Trabalhador /CUT Goiás. Essa iniciativa do “COLETIVO DESENCUCA”, está inserida no contexto das lutas dos movimentos sociais. Esse coletivo social é formado por usuários da Rede de Atenção Psicossocial, pessoas em situação de rua, artistas, trabalhadores, acadêmicos, militantes e grupos que atuam em defesa dos direitos humanos e do cuidado em liberdade. As discussões do programa se transformaram em um canal de expressões político-sociais de grupos historicamente excluídos que não encontram espaço nas mídias convencionais, capazes de conectar governo e sociedade civil.

O ambiente desta plataforma permite a produção de conhecimento coletivo, livre de interesses políticos e comerciais, onde qualquer cidadão ou cidadã pode não só ouvir, mas também participar ativamente da criação do conteúdo, contribuindo com ideias, experiências e opiniões. Além de informar e educar, o programa é realizado de maneira leve e humorística, facilitando o entendimento de temas políticos de forma acessível e divertida.

Um dos quadros, “Fora da Caixa,” exemplifica discussões políticas com uma linguagem engraçada e fácil de compreender. A abordagem do “Fala Desencuca” fomenta comunicação horizontal e democrática, promovendo troca de saberes e possibilitando consciência coletiva. O programa é um espaço para a cidadania ativa, onde identidades culturais e sociais são valorizadas, reconhecendo a voz na construção de uma sociedade mais justa e inclusiva. Aberto à participação de qualquer pessoa, o programa convida todos a se envolverem e expressarem suas opiniões, fortalecendo diálogos e construção coletiva.

Mídias do projeto
Palavras-chave: comunicação popular, Participação Social

Mantenha-se informado com as notícias e atualizações sobre o Nós na Rede e o campo da saúde mental.