Segurança no Tratamento Medicamentoso


Autor(es): Maria Evanessa Cunha Bonfim, Ziscleya Alany Pacheco de Lima, Regina Lucia Costa dos Santos, Francisco de Paula Balieiro Junior

UF/Cidade: Pará – Canaã dos Carajás

|

Período: 09/2023

Instituição/Serviço: CAPS I

Público: Usuários – adultos

Articulação RAPS: ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA – COMPONENTE DE MEDICAMENTOS ESPECIALIZADOS

Articulação com outros setores: CREAS


Categorias da Experiência: Trabalho em equipe

Resumo

Essa estratégia vem sendo executada na farmácia do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) de Canaã dos Carajás-PA e destina-se aos pacientes em acompanhamento medicamentoso. A estratégia consiste na dispensação de doses parciais de medicamentos prescritos, com redução de tempo de retorno, visando maior proximidade entre o usuário e a equipe multiprofissional, minimizando possíveis danos à saúde de pessoas em tratamento de transtornos mentais e resultando na diminuição de intercorrências tardias e desperdícios de medicamentos.

A mudança trouxe mais segurança no tratamento do usuário, adicionando medidas que nos permitem avaliar em um curto prazo o processo de adaptação no uso das medicações podendo haver correções caso necessário. Percebeu-se que essa nova forma de dispensação reduziu alguns danos importantes em relação à quantidade, ao tempo de entrega das medicações e ao prazo de retorno do usuário. Percebendo melhor seus sintomas, reações, anseios, dúvidas, sentimentos e assim, melhorando o atendimento e tornando cada vez melhor o uso racional de medicamentos, sendo indispensável para a promoção da saúde.

Palavras-chave: acolhimento, Estratégia, Promoção, Segurança, transtorno mental

Mantenha-se informado com as notícias e atualizações sobre o Nós na Rede e o campo da saúde mental.