Resumo
O Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Fluvial está sendo desenvolvido em parceria com a Unidade Básica de Saúde Fluvial (UBSF), no território das águas do município de Abaetetuba-PA. As UBSF são embarcações que comportam Equipes de Saúde da Família Fluviais (ESFF), providas com a ambiência, mobiliário e equipamentos necessários para atender à população ribeirinha da Amazônia Legal. Elas buscam responder às especificidades dessas regiões, garantindo o cuidado com essas populações.
Ao se pensar em cuidado em saúde mental num território tão complexo como Abaetetuba, não poderíamos nos ater ao espaço geográfico de um CAPS. Por isso, é necessário levar esses atendimentos e ir ao território onde os sujeitos vivem, sem perder a essência: o cuidado. Então, produzir saúde mental implica essencialmente construir a organização das atividades nos estabelecimentos de saúde, de modo que se torne possível, por meio do trabalho, realizar o objeto da ação, isto é, atender às demandas de saúde das pessoas de uma coletividade propiciando a acessibilidade.
O CAPS Fluvial vem atendendo os povos tradicionais de Abaetetuba, localizado na região amazônica, sua geografia é bastante complexa, com considerável densidade demográfica, estruturada em três realidades distintas: a zona urbana, que possui dezessete bairros; a zona rural, com suas estradas e ramais, a zona rural ribeirinha (denominada como “território das águas”), com uma população fluvial e consistindo em um arquipélago de 72 ilhas, entrecortadas por rios, furos e igarapés. É uma região onde os rios são quase mares por sua enorme extensão.