Educação Popular e Saúde Mental


Autor(es): Gabriela Fernandes, Andressa de França, Allice Carvalho, Renata Fonseca, Rafaela Valenza, Sara Figueiredo e Aline Almeida

UF/Cidade: Distrito Federal – Brasília

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Período: De 10/2023 a 06/2024

Instituição/Serviço: Movimento Pró-saúde mental

Público: Gestores ou coordenadores do serviço, Trabalhadores e trabalhadoras da RAPS, Usuários – adultos, Família/comunidade, Usuários – crianças ou adolescentes

Articulação RAPS: CAPS, Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Hospital Geral

Articulação com outros setores: Assistência Social e Sistema de Justiça


Resumo

O projeto teve como objetivo construir ações de formação em saúde mental por uma perspectiva de educação popular em saúde realizado pelo Movimento Pró-Saúde Mental em parceria com a Fiocruz – Brasília. Além disso, buscou fomentar o pensamento crítico, a construção coletiva e estratégias que visem a consolidação do Sistema Único de Saúde (SUS) público, gratuito, estatal e de qualidade. O fortalecimento da Saúde Mental e da Rede de Atenção Psicossocial (Raps) perpassa pela necessidade da formação e diálogo de atores envolvidos diretamente (ou não) com esta política. Muito embora, enquanto campo do saber e de produção de vida, a saúde mental atravesse serviços, políticas e sujeitos de diversos espaços. Nesse ínterim, foram realizadas oficinas que buscaram dar materialidade a essas perspectivas, desenvolvidas por meio de ações de Educação Popular, de modo a fomentar a participação social de sujeitos políticos. É urgente que algumas pautas sejam visibilizadas e compartilhadas entre os diversos segmentos da sociedade, como a questão da infância e adolescência, a defesa do cuidado em território para as pessoas que sofrem na relação com álcool e outras drogas, a persistente associação entre loucura e periculosidade e consequente exclusão dos sujeitos da experiência da loucura , violência e crime e loucura. O projeto foi dividido em três eixos, com oficinas temáticas em cada um deles, sendo esses: educação popular em saúde/saúde mental; justiça e saúde mental; saúde mental infantojuvenil.

Palavras-chave: diversidade, Educação Popular, Luta Antimanicomial, Participação Social, Saúde Mental

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