Inovações baseadas em trilhas de aprendizagem no e-learning

janeiro 12, 2021 13:12

Com o objetivo de identificar as concepções e aplicações da técnica de trilhas de aprendizagem associadas ao e-learning e aos cursos tipo MOOC, o segundo estudo foi realizado a partir da análise dos 18 documentos selecionados pela Fórmula 2 (conforme apresentado no primeiro texto desta temática). Deste material, 15 eram relacionados à experiências empíricas e 3 a reflexões teóricas. A análise permitiu observar que os desenvolvedores de cursos reconhecem as trilhas de aprendizagem como formas de adaptação dos ambientes virtuais às experiências e padrões de acesso dos participantes. Isto quer dizer que, considerando o quantitativo de dados rastreáveis nas plataformas, à medida que os participantes navegam e acessam os recursos e atividades dos cursos, os desenvolvedores coletam e analisam os rastros, com a finalidade de oferecer uma aprendizagem personalizada e reduzir os custos do desenvolvimento e implementação das ofertas.

Esta coleta e análise de rastros é feita a partir da técnica de mineração de dados, que implica a ações dos cursistas realizadas dentro dos módulos do site possibilitando prever o comportamento de navegação dos participantes. Do ponto de vista educacional, o que se observou na análise dos documentos foi um investimento potencial em algoritmos, softwares e sistemas de inteligência artificial para planejamento dos cursos baseados em trilhas, o que possibilita o desenvolvimento de ofertas capazes de se adaptar e projetar outros objetos de aprendizagem que funcionem como a ajuda pedagógica para atender às necessidades específicas do participante. Ainda, as experiências analisadas revelaram o investimento em projetos de ensino que devem responder às necessidades dos profissionais por flexibilidade nos estudos online e por conteúdos contextualizados aos desafios reais.

Desta forma, a leitura atenta do material coletado para o estudo 2 permitiu dar ênfase a duas categorias distintas nos cursos e-learning. A primeira destaca os sistemas informatizados e algoritmos empregados para identificar os estilos de aprendizagem e tipos e padrões de participação na plataforma, e a segunda com ênfase na construção pedagógica das trilhas de aprendizagem a partir das escolhas e trajetórias individuais. Assim, na primeira categoria, o conceito de trilhas de aprendizagem refere-se à sequência de recursos que o sistema fornece para auxiliar a aprendizagem. Tal oferta é realizada de acordo com as preferências do participante, considerando o perfil dele e o comportamento de navegação a partir das escolhas e decisões que realiza. Já na segunda, o conceito de trilhas refere-se a um conjunto de recursos e ferramentas na web que apoiam a aprendizagem de conceitos específicos, aprimorando, amplificando e orientando o desenvolvimento cognitivo dos participantes.

Dentre os resultados preliminares levantados a partir da análise de ambas categorias é possível destacar que:

  • Os participantes tendem a adotar uma navegação linear e poucos revisam ou aprimoram o que aprenderam. Assim, o curso poderia apresentar uma estrutura vertical orgânica, onde os objetos de aprendizagem também possam ser conectados horizontalmente a outras unidades em outros cursos, bem como unidades ainda em construção, ou que estejam em um ambiente mais específico, e também àquelas com conteúdos similares ou que estejam de alguma forma relacionada. Deste modo, o participante pode decidir, após uma etapa, como gostaria de se mover dentro da plataforma, e se quer permanecer na estrutura vertical, ou seguir uma direção horizontal, de modo a criar seu próprio percurso.
  • Essa abordagem ainda permite reutilizar os objetos de aprendizagem em outros cursos, módulos ou unidades), otimizando a estrutura do conteúdo do curso e sua gestão. Nesse sentido, é importante criar uma plataforma específica para facilitar a navegação, de forma rápida e prática.
  • O desenvolvimento de um currículo ou curso por meio de trilhas de aprendizagem tende a contribuir para o diálogo interdisciplinar. Nesse contexto, a plataforma precisa cobrir as necessidades que emergem dessas inovações, permitindo que o participante tenha um desempenho satisfatório no processo de aprendizagem.
  • Na área de saúde, vários autores recomendam que as universidades matriculem os participantes em MOOC, visando oferecer conteúdos compatíveis com o currículo para integralizar os créditos acadêmicos. Tais autores argumentam que há eficácia na realização da educação online nas populações de estudantes, os quais se mostram mais comprometidos pós-curso. Vale a pena considerar essa recomendação, embora esse resultado não se aplique a todos, porque demanda alto nível de automotivação e administração do tempo individual de estudo.

Como conclusão final do trabalho, o cruzamento dos resultados deste e do primeiro estudo (clique aqui para ler) permite afirmar que as tecnologias e o e-learning (enquanto formas de ensino e aprendizagem apoiadas por recursos eletrônicos, ocorrendo dentro ou fora da sala de aula presencial) estão cada vez mais presentes na educação à distância dos profissionais de saúde. A pesquisa, pondera, entretanto, que antes da tecnologia, a proposta pedagógica é a base para a produção dos cursos sendo que o uso de ferramentas tecnológicas tem a função importante de ampliar a experiência de aprendizagem e não reduzir o alcance dos objetivos de aprendizagem.

A partir da análise de todos os documentos selecionados, observa-se que as trilhas de aprendizagem podem ser implementadas tanto em nível de recursos/objetos de aprendizagem na plataforma, quanto em nível de currículo, sendo que na literatura esta última é mais rara, certamente porque envolve custos mais elevados, maior liberdade institucional e gera maior impacto nas questões administrativas da instituição, como a certificação.

Desse modo, considera-se que ainda há poucos estudos que integram o desenvolvimento de metodologias baseadas em gestão de trilhas de aprendizagem no e-learning para todas as áreas, pois não foram encontrados estudos na área de saúde que apresentam dados sobre modelos curriculares e certificação no e-learning. Investir em desenhos metodológicos que possam agregar a dimensão curricular e a certificação por trilhas de aprendizagem como projeto experimental poderá consolidar, futuramente, novos formatos de e-learning capazes de suprir as necessidades dos novos tempos de pós-pandemia da área de educação permanente em saúde.

“Este é um texto de divulgação científica que adota uma estética jornalística. Foi editado por Juliana Vargas com o objetivo de divulgar uma pesquisa acadêmica realizada por Wilsa Maria Ramos com coordenação de Francini Lube Guizardi, no âmbito do Projeto Avaliação e prospecção de tecnologias web para a Educação Permanente em Saúde”.


joseema janeiro 12, 2021 13:12




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