Construindo um mapa das experiências de colaboração em saúde
janeiro 14, 2021 12:13
No texto anterior foi apresentado o panorama geral dos conceitos de colaboração e aprendizagem colaborativa online, passando pelo uso das Tecnologias de Informação e Comunicação e das componentes e desafios envolvidos na construção de Ambientes Virtuais de Aprendizagem. Esta delimitação apoia a definição dos objetivos relacionados a revisão de literatura integrativa apresentada pelo trabalho de pesquisa, bem como para o desenho das etapas metodológicas a serem cumpridas.
A pesquisa partiu da seguinte pergunta: quais as práticas e pesquisas realizadas no âmbito da aprendizagem colaborativa no ensino on-line direcionadas aos profissionais da saúde podem ser evidenciadas nos últimos dez anos? Realizado entre os dias 1 e 25 de maio, o trabalho de busca e seleção das publicações foi feito a partir dos seguintes critérios de inclusão:
Artigos sobre experiências realizadas no âmbito da aprendizagem colaborativa on-line com foco nos profissionais da saúde;
Revisões de literatura ou sistemáticas sobre o tema;
Publicações realizadas entre os anos de 2010 e 2020;
Artigos com acesso aberto
Título ou resumo contendo as palavras chaves de pesquisa.
Por outro lado, artigos repetidos, trabalhos que não apresentaram uma metodologia clara e resultados relacionados a aprendizagem colaborativa, bem como, trabalhos que analisaram experiências e práticas não voltadas para a educação on-line de profissionais em saúde foram excluídos da amostra.
Dividida em três fases, na primeira, foram encontrados 1.042 artigos, nas bases de dados pesquisadas (Scielo, ERIC, Scopus, ScienceDirect, Web of Science, Pubmed e Periódicos Capes. Na segunda fase, foi feita a leitura dos títulos e seus resumos aplicando os critérios de inclusão e exclusão definidos previamente, enquanto na última etapa foi feita a leitura na íntegra e avaliação de qualidade dos artigos objetivando a seleção dos estudos que apresentavam como temática principal a aprendizagem colaborativa no ensino on-line direcionada para profissionais da saúde. Neste momento, e buscando qualificar a seleção bibliográfica, foram aplicadas aos artigos 4 perguntas:
A publicação identificou e caracterizou experiências de aprendizagem colaborativa no âmbito do ensino on-line direcionada para profissionais da saúde?
A publicação descreveu os procedimentos metodológicos utilizados no processo de aprendizagem colaborativa?
A publicação apresentou claramente os resultados da aplicação elencando os pontos positivos e negativos da prática?
A publicação emergiu caminhos a percorrer no âmbito da aprendizagem colaborativa no ensino on-line direcionada para profissionais da saúde a fim de que seja possível produzir experiências qualitativas neste campo de estudo?
Ao todo, 38 artigos responderam positivamente a todas as perguntas da avaliação e foram selecionados para os respectivos fichamentos. Além destes, com o objetivo de contribuir para a discussão proposta, outros 7 artigos selecionados antes da revisão foram incluídos, totalizando 45 publicações que fizeram parte do estudo.
No próximo texto serão apresentados os resultados da análise e a conclusão da pesquisa sobre a aprendizagem colaborativa na saúde.
“Este é um texto de divulgação científica que adota uma estética jornalística. Foi editado e produzido por Juliana Vargas com o objetivo de divulgar uma pesquisa acadêmica realizada por Gleice Assunção da Silva com orientação de ????, no âmbito do Projeto Avaliação e prospecção de tecnologias web para a Educação Permanente em Saúde”