fevereiro 21, 2020 07:26
Neste post apresentamos os resultados da revisão de literatura acerca da primeira pergunta levantada na construção metodológica da Matriz Analítica. Quais são as contribuições existentes na literatura sobre a avaliação ergonômica-pedagógica relacionadas à Educação a Distância? Com esta questão, o objetivo é apresentar as principais avaliações ergonômica-pedagógicas existentes aplicadas para contextos de educação a distância. Pela pluralidade de estudos dedicados à avaliação ergonômica e pedagógica no campo amplo da educação, como forma de limitar a pesquisa de literatura neste contexto, optou-se por selecionar apenas os autores que se dedicam à avaliação de material pedagógico no contexto específico da educação à distância. O termo ‘pedagogical usability’ é usado para definir esta colaboração entre usabilidade e a área de educação. Assim, enquanto alguns autores defendem o uso estritamente ergonômico e técnicas tradicionais na área da educação, outros insistem sobre a importância do lado educacional sem abandonar a integração da usabilidade. Na forma de linha do tempo, 23 autores contribuem neste contexto: Bates1, Van Slyke, Kittner, e Belanger2 Squires e Preece3, Quinn, Alem e Eklund4, Scanlon, Jones, Barnard, Thompson e Calder5, Belanger e Jordan6, Hughes e Attwell7, Matera, Costabile, Garzotto e Paolini8, Bunderson9, Trinchero10, Lam e McNaught11, Mehlenbacher, Bennett, Bird, Ivey, Lucas, Morton e Whitman12, Dringus e Cohen13, Kirkpatrick e Kirkpatrick14, Baker e O’Neil15, Nokelainen16, Ardito, Costabile, De Marsico, Lanzilotti, Levialdi, Roselli e Rossano17, Shield e Kukulaska-Hulme18, Bolchini e Garzotto19, Zumbo e Ruhe20, Zaharias e Poylymenakou21, Ssemugabi & de Villers22, Alsumait e Al-Osaimi23.
A diferenciação entre os autores e os estudos por eles conduzidos serviu de base para a estruturação e cruzamento dos critérios de avaliação. A partir do levantamento bibliográfico, no contexto da EaD, seis atores são destacados e merecem ser avaliados segundo critérios específicos: aprendizes, instrutores, curso, sociedade, instituição e sistema. No que diz respeito aos aprendizes, é necessário levar em consideração a satisfação, o histórico de aprendizagem, a motivação, as habilidades técnicas, os objetivos pessoais e expectativas, o conhecimento, o progresso, participação, e a interação. Para os instrutores foram pontuadas as competências, a interação e o envolvimento, enquanto no âmbito do curso é preciso enfatizar as metas e os objetivos, os resultados e a avaliação, a inclusão de exemplos práticos e as tarefas. No que se refere ao ponto de vista da sociedade, ressalta-se a relevância. São pontos importantes no contexto da instituição, os objetivos de alcance, os recursos, a gestão, os valores e a certificação. Para o sistema, é necessário considerar fatores como equipamento, acessibilidade, conectividade e suporte.
Essa classificação contribui para identificação das categorias e dos pontos que devem ser tomados em consideração no processo de avaliação. Por isso, considerar a especificidade dos atores envolvidos do processo é de grande relevância para estruturar a matriz. Contudo, a literatura permite também propor uma outra classificação possível, segundo as áreas de usabilidade, educação, comunicação e design.
Este é o segundo post relacionado ao assunto “Construção Matriz Analítica”. No primeiro apresentamos a metodologia de construção da matriz para, em seguida, apresentar os resultados em torno das perguntas de pesquisa que nortearam a elaboração inicial do instrumento, com base em revisão de literatura. No próximo texto é possível acessar às discussões em torno da segunda pergunta: Quais são os elementos importantes que constituem uma avaliação de material do ponto de vista da Ergonomia e da Usabilidade?
“Este é um texto de divulgação científica que adota uma estética jornalística. Foi editado e produzido por Juliana Vargas com o objetivo de divulgar uma pesquisa acadêmica realizada por Stéphanie Marie Dominique Bertrand Thomas Cor Coomans de Brachene, no âmbito do Projeto Avaliação e prospecção de tecnologias web para a Educação Permanente em Saúde.”
Mar Aberto fevereiro 21, 2020 07:26