Na imagem anterior, os círculos pretos referem-se aos critérios da ergonomia (pergunta dois), os cinzas à educação (pergunta três) e os brancos à saúde (pergunta quatro). As marcações ao lado de alguns critérios confirmam a importância, levantada pelo cruzamento entre a primeira pergunta e as seguintes, o que justifica a inclusão na matriz desenvolvida. Concretamente, isto inclui os seguintes critérios: Acessibilidade, Flexibilidade, Interatividade, Controle do aluno, Prevenção, diagnóstico e recuperação de erros, Mecanismos de suporte, Personalização, Documentação, Segurança, Feedback do sistema, Exemplos concretos, Uso de diferentes médias, Carga cognitiva, Ajuda, Metas e objetivos instrucionais, Presença de progressão, Relevância, Motivação de uso, Estética e Consistência.
Ainda na figura anterior, os itens sem quaisquer marcações referem-se àqueles destacados no levantamento geral, feito na pergunta inicial, mas não confirmados nas perguntas mais específicas. Desta forma, tais itens foram excluídos da matriz, uma vez que distanciam-se da avaliação pedagógico-ergonômico de módulos autoinstrucionais na área da saúde. A exclusão também se deu nos casos em que o critério estava incluído como diretriz de um outro.
Na situação oposta, ou seja, aqueles não levantados na pergunta de pesquisa inicial, mas identificados nas perguntas subsequentes, foram consideramos como critérios de grande importância para a matriz. Isto porque estes critérios, maioritariamente na área da educação, propõem grande contribuição na avaliação ergonômica-pedagógica, posto que foi observada na pergunta de pesquisa uma ausência de critérios educacionais em comparação aos critérios ergonômicos. Isso inclui os seguintes critérios na matriz:
Compatibilidade, Manutenção, Autonomia, Centrado no aluno, Colaboração, Ferramentas de aprendizagem, Avaliação, Construção de conhecimento, Problematização das práticas, Reflexão crítica, Atualização das práticas, Valorização dos saberes, Autoanálise e autogestão, e Renovável.
Um último elemento interessante desta figura refere-se à categorização dos critérios. De fato, critérios classificados numa categoria na pergunta de pesquisa um (usabilidade, educação, comunicação e design) são às vezes considerados em uma outra categoria para as perguntas dois, três e quatro, o que mostra ausência de fronteiras bem definidas entre as categorias. Para evitar este problema, decidiu-se não classificar os critérios em categorias, mas simplesmente listá-los por ordem alfabética.
Foi baseado nesta análise que construiu-se a primeira versão da Matriz para avaliação de módulos educacionais autoinstrucionais na área da saúde, ou seja, a primeira ação deste relatório e o primeiro produto desta meta do projeto de pesquisa. Na matriz a seguir, é possível visualizar, de forma resumida, a matriz com o conjunto de critérios levantados: