Avaliando os módulos educacionais no contexto EAD: síntese analítica e apresentação da primeira versão da matriz

dezembro 9, 2020 10:43

Como os resultados das perguntas anteriores podem avaliar os módulos educacionais num contexto de EaD na área da Saúde de um ponto de vista ergonômico-pedagógico? A quinta etapa do método adotado para construção da matriz analítica dos módulos educacionais é composta pela análise em profundidade dos resultados apresentados nos posts relativos à pergunta dois, três e quatro.

A análise das perguntas de pesquisa nas áreas da ergonomia, educação e saúde, resultou nos seguintes critérios de avaliação de módulos educacionais nas respectivas áreas:

Se compararmos os diferentes critérios (última linha da tabela) achados na parte da análise pode-se distinguir três categorias: 1) critérios relacionados às três áreas; 2) critérios relacionados à duas áreas; e 3) critérios exclusivos de uma só área. Isso pode ser visto melhor nesta ilustração a seguir:

No que diz respeito aos critérios transversais às três áreas – ergonomia, educação e saúde – apenas o item “acessibilidade” foi encontrado. Para critérios relacionados à duas áreas foram notados os seguintes itens: “feedback”, “flexibilidade” e “relevância” para a educação e a ergonomia; “interoperabilidade” e “personalização” para ergonomia e a saúde; “autonomia”, “centrado no aluno”, “colaboração”, “interação” e “objetivos claros” para a
educação e a saúde. Neste sentido, é interessante fazer uma comparação dos critérios achados nas três perguntas de pesquisa, com os critérios levantados na primeira pergunta de pesquisa, cujo objetivo era fazer um levantamento geral do campo. Por isso, foi necessário retomar a figura da pergunta de pesquisa e adicionar os critérios levantados das perguntas dois, três e quatro:

 

Na imagem anterior, os círculos pretos referem-se aos critérios da ergonomia (pergunta dois), os cinzas à educação (pergunta três) e os brancos à saúde (pergunta quatro). As marcações ao lado de alguns critérios confirmam a importância, levantada pelo cruzamento entre a primeira pergunta e as seguintes, o que justifica a inclusão na matriz desenvolvida. Concretamente, isto inclui os seguintes critérios: Acessibilidade, Flexibilidade, Interatividade, Controle do aluno, Prevenção, diagnóstico e recuperação de erros, Mecanismos de suporte, Personalização, Documentação, Segurança, Feedback do sistema, Exemplos concretos, Uso de diferentes médias, Carga cognitiva, Ajuda, Metas e objetivos instrucionais, Presença de progressão, Relevância, Motivação de uso, Estética e Consistência.

Ainda na figura anterior, os itens sem quaisquer marcações referem-se àqueles destacados no levantamento geral, feito na pergunta inicial, mas não confirmados nas perguntas mais específicas. Desta forma, tais itens foram excluídos da matriz, uma vez que distanciam-se da avaliação pedagógico-ergonômico de módulos autoinstrucionais na área da saúde. A exclusão também se deu nos casos em que o critério estava incluído como diretriz de um outro.

Na situação oposta, ou seja, aqueles não levantados na pergunta de pesquisa inicial, mas identificados nas perguntas subsequentes, foram consideramos como critérios de grande importância para a matriz. Isto porque estes critérios, maioritariamente na área da educação, propõem grande contribuição na avaliação ergonômica-pedagógica, posto que foi observada na pergunta de pesquisa uma ausência de critérios educacionais em comparação aos critérios ergonômicos. Isso inclui os seguintes critérios na matriz:
Compatibilidade, Manutenção, Autonomia, Centrado no aluno, Colaboração, Ferramentas de aprendizagem, Avaliação, Construção de conhecimento, Problematização das práticas, Reflexão crítica, Atualização das práticas, Valorização dos saberes, Autoanálise e autogestão, e Renovável.

Um último elemento interessante desta figura refere-se à categorização dos critérios. De fato, critérios classificados numa categoria na pergunta de pesquisa um (usabilidade, educação, comunicação e design) são às vezes considerados em uma outra categoria para as perguntas dois, três e quatro, o que mostra ausência de fronteiras bem definidas entre as categorias. Para evitar este problema, decidiu-se não classificar os critérios em categorias, mas simplesmente listá-los por ordem alfabética.

Foi baseado nesta análise que construiu-se a primeira versão da Matriz para avaliação de módulos educacionais autoinstrucionais na área da saúde, ou seja, a primeira ação deste relatório e o primeiro produto desta meta do projeto de pesquisa. Na matriz a seguir, é possível visualizar, de forma resumida, a matriz com o conjunto de critérios levantados:

“Este é um texto de divulgação científica que adota uma estética jornalística. Foi editado e produzido por Juliana Vargas com o objetivo de divulgar uma pesquisa acadêmica realizada por Stéphanie Marie Dominique Bertrand Thomas Cor Coomans de Brachen, no âmbito do Projeto Avaliação e prospecção de tecnologias web para a Educação Permanente em Saúde”


joseema dezembro 9, 2020 10:43




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